Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A APRENDIZAGEM NA DIVERSIDADE: EXPERIÊNCIAS CONCRETAS

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE., APRENDIZAGEM, DIVERSIDADE., LITERATURA. Comunicação Oral (CO) GT 33 – EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24773
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 369
    "inscrito_id" => 3493
    "titulo" => "A APRENDIZAGEM NA DIVERSIDADE: EXPERIÊNCIAS CONCRETAS"
    "resumo" => "Este artigo tem  por objetivo relatar experiências do trabalho realizado na sala de aula da 2ª série do Ensino médio, fruto de um planejamento interdisciplinar desenvolvido no Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Darcy Marinho,Tocantinópolis-TO. A metodologia utilizada para realização deste projeto foi trabalhar com obras literárias a partir da exibição do filme: “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo. As disciplinas contempladas foram: Língua Portuguesa, Literatura brasileira, Sociologia e Filosofia, de modo a integrar o conteúdo trabalhado de forma interdisciplinar, bem como envolver a parte diversificada, tendo em vista que a escola é de Tempo Integral. A dinâmica proposta era que cada professor abordasse aspectos do filme relacionados ao preconceito racial no contexto social, no contexto histórico e filosófico XVIII. Os resultados dessa proposta despertaram interesse pela literatura, a busca pela leitura dos clássicos, maior envolvimento e participação nas atividades propostas além de entender e se posicionar contra a situação do negro como forma de exploração e discriminação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 33 – EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE., APRENDIZAGEM, DIVERSIDADE., LITERATURA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA33_ID3493_09092016102636.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLANE ROCHA GALVÃO CARNEIRO DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "GERLANE GALVÃO"
    "autor_email" => "gerlanergalvao@gmail.com"
    "autor_ies" => "SEDUC TO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24773
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 369
    "inscrito_id" => 3493
    "titulo" => "A APRENDIZAGEM NA DIVERSIDADE: EXPERIÊNCIAS CONCRETAS"
    "resumo" => "Este artigo tem  por objetivo relatar experiências do trabalho realizado na sala de aula da 2ª série do Ensino médio, fruto de um planejamento interdisciplinar desenvolvido no Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Darcy Marinho,Tocantinópolis-TO. A metodologia utilizada para realização deste projeto foi trabalhar com obras literárias a partir da exibição do filme: “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo. As disciplinas contempladas foram: Língua Portuguesa, Literatura brasileira, Sociologia e Filosofia, de modo a integrar o conteúdo trabalhado de forma interdisciplinar, bem como envolver a parte diversificada, tendo em vista que a escola é de Tempo Integral. A dinâmica proposta era que cada professor abordasse aspectos do filme relacionados ao preconceito racial no contexto social, no contexto histórico e filosófico XVIII. Os resultados dessa proposta despertaram interesse pela literatura, a busca pela leitura dos clássicos, maior envolvimento e participação nas atividades propostas além de entender e se posicionar contra a situação do negro como forma de exploração e discriminação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 33 – EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE., APRENDIZAGEM, DIVERSIDADE., LITERATURA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA33_ID3493_09092016102636.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLANE ROCHA GALVÃO CARNEIRO DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "GERLANE GALVÃO"
    "autor_email" => "gerlanergalvao@gmail.com"
    "autor_ies" => "SEDUC TO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar experiências do trabalho realizado na sala de aula da 2ª série do Ensino médio, fruto de um planejamento interdisciplinar desenvolvido no Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Darcy Marinho,Tocantinópolis-TO. A metodologia utilizada para realização deste projeto foi trabalhar com obras literárias a partir da exibição do filme: “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo. As disciplinas contempladas foram: Língua Portuguesa, Literatura brasileira, Sociologia e Filosofia, de modo a integrar o conteúdo trabalhado de forma interdisciplinar, bem como envolver a parte diversificada, tendo em vista que a escola é de Tempo Integral. A dinâmica proposta era que cada professor abordasse aspectos do filme relacionados ao preconceito racial no contexto social, no contexto histórico e filosófico XVIII. Os resultados dessa proposta despertaram interesse pela literatura, a busca pela leitura dos clássicos, maior envolvimento e participação nas atividades propostas além de entender e se posicionar contra a situação do negro como forma de exploração e discriminação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.