O presente artigo é fruto das discussões realizadas no GT do Curso de Pedagogia no II Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal do Tocantins, com o tema “Os novos desafios curriculares: a formação de professores em discussão”, organizado pelo pró-reitoria de graduação (PROGRAD) da referida instituição. O texto tem por objetivo trazer à tona algumas reflexões acerca do papel da universidade na formação de professores frente aos novos desafios contemporâneos para o Ensino Superior nos cursos de licenciatura, dando ênfase ao contexto do curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Tocantins. O procedimento adotado para o alcance do objetivo caminha pela abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, em que são elencados diferentes autores que referenciam o estudo. No bojo dos levantamentos e questionamentos apresentados, buscou-se provocar reflexões no sentido de contribuir com as discussões acerca do papel da Universidade no contexto das mudanças atuais. Com isso, é evidenciado que o papel da Universidade na formação de professores na sociedade do conhecimento, deve encaminhar-se para intensas transformações, o que a direciona para uma atitude de vigilância quanto a sua missão, nessa era que exige uma formação cada vez mais condizente com as novas demandas oriundas do contexto social. Assim também, verifica-se que o cenário do curso de Pedagogia encontra-se permeado por desafios, o que acentua o caráter necessário de ressignificação do trabalho desenvolvido no seu âmbito formativo. Diante disso, percebe-se que pontuar a formação docente na perspectiva de enfrentamento dos desafios que, estão cada vez mais explícitos, é antes de tudo aderir conscientemente a uma proposta que motive o debate coletivo, e a adesão de novas práticas nos diversos segmentos da universidade.