Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE

Palavra-chaves: UNIVERSIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
"2016-11-08 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24866
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 561
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE"
    "resumo" => "O presente artigo é fruto das discussões realizadas no GT do Curso de Pedagogia no II Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal do Tocantins, com o tema “Os novos desafios curriculares: a formação de professores em discussão”, organizado pelo pró-reitoria de graduação (PROGRAD) da referida instituição. O texto tem por objetivo trazer à tona algumas reflexões acerca do papel da universidade na formação de professores frente aos novos desafios contemporâneos para o Ensino Superior nos cursos de licenciatura, dando ênfase ao contexto do curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Tocantins. O procedimento adotado para o alcance do objetivo caminha pela abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, em que são elencados diferentes autores que referenciam o estudo. No bojo dos levantamentos e questionamentos apresentados, buscou-se provocar reflexões no sentido de contribuir com as discussões acerca do papel da Universidade no contexto das mudanças atuais. Com isso, é evidenciado que o papel da Universidade na formação de professores na sociedade do conhecimento, deve encaminhar-se para intensas transformações, o que a direciona para uma atitude de vigilância quanto a sua missão, nessa era que exige uma formação cada vez mais condizente com as novas demandas oriundas do contexto social. Assim também, verifica-se que o cenário do curso de Pedagogia encontra-se permeado por desafios, o que acentua o caráter necessário de ressignificação do trabalho desenvolvido no seu âmbito formativo. Diante disso, percebe-se que pontuar a formação docente na perspectiva de enfrentamento dos desafios que, estão cada vez mais explícitos, é antes de tudo aderir conscientemente a uma proposta que motive o debate coletivo, e a adesão de novas práticas nos diversos segmentos da universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "UNIVERSIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID561_01082016185320.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANE GOMES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANE GOMES "
    "autor_email" => "julinhajp10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24866
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 561
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE"
    "resumo" => "O presente artigo é fruto das discussões realizadas no GT do Curso de Pedagogia no II Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal do Tocantins, com o tema “Os novos desafios curriculares: a formação de professores em discussão”, organizado pelo pró-reitoria de graduação (PROGRAD) da referida instituição. O texto tem por objetivo trazer à tona algumas reflexões acerca do papel da universidade na formação de professores frente aos novos desafios contemporâneos para o Ensino Superior nos cursos de licenciatura, dando ênfase ao contexto do curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Tocantins. O procedimento adotado para o alcance do objetivo caminha pela abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, em que são elencados diferentes autores que referenciam o estudo. No bojo dos levantamentos e questionamentos apresentados, buscou-se provocar reflexões no sentido de contribuir com as discussões acerca do papel da Universidade no contexto das mudanças atuais. Com isso, é evidenciado que o papel da Universidade na formação de professores na sociedade do conhecimento, deve encaminhar-se para intensas transformações, o que a direciona para uma atitude de vigilância quanto a sua missão, nessa era que exige uma formação cada vez mais condizente com as novas demandas oriundas do contexto social. Assim também, verifica-se que o cenário do curso de Pedagogia encontra-se permeado por desafios, o que acentua o caráter necessário de ressignificação do trabalho desenvolvido no seu âmbito formativo. Diante disso, percebe-se que pontuar a formação docente na perspectiva de enfrentamento dos desafios que, estão cada vez mais explícitos, é antes de tudo aderir conscientemente a uma proposta que motive o debate coletivo, e a adesão de novas práticas nos diversos segmentos da universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "UNIVERSIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID561_01082016185320.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANE GOMES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANE GOMES "
    "autor_email" => "julinhajp10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo é fruto das discussões realizadas no GT do Curso de Pedagogia no II Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal do Tocantins, com o tema “Os novos desafios curriculares: a formação de professores em discussão”, organizado pelo pró-reitoria de graduação (PROGRAD) da referida instituição. O texto tem por objetivo trazer à tona algumas reflexões acerca do papel da universidade na formação de professores frente aos novos desafios contemporâneos para o Ensino Superior nos cursos de licenciatura, dando ênfase ao contexto do curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Tocantins. O procedimento adotado para o alcance do objetivo caminha pela abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, em que são elencados diferentes autores que referenciam o estudo. No bojo dos levantamentos e questionamentos apresentados, buscou-se provocar reflexões no sentido de contribuir com as discussões acerca do papel da Universidade no contexto das mudanças atuais. Com isso, é evidenciado que o papel da Universidade na formação de professores na sociedade do conhecimento, deve encaminhar-se para intensas transformações, o que a direciona para uma atitude de vigilância quanto a sua missão, nessa era que exige uma formação cada vez mais condizente com as novas demandas oriundas do contexto social. Assim também, verifica-se que o cenário do curso de Pedagogia encontra-se permeado por desafios, o que acentua o caráter necessário de ressignificação do trabalho desenvolvido no seu âmbito formativo. Diante disso, percebe-se que pontuar a formação docente na perspectiva de enfrentamento dos desafios que, estão cada vez mais explícitos, é antes de tudo aderir conscientemente a uma proposta que motive o debate coletivo, e a adesão de novas práticas nos diversos segmentos da universidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.