Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

RELAÇÕES DE GÊNERO NA SALA DE AULA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FORMANDOS/AS DO ESTÁGIO EM FORMAÇÃO DE FORMADORES

Palavra-chaves: RELAÇÕES DE GÊNERO, ESTEREÓTIPOS, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT7 – EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25710
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 843
    "inscrito_id" => 4
    "titulo" => "RELAÇÕES DE GÊNERO NA SALA DE AULA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FORMANDOS/AS DO ESTÁGIO EM FORMAÇÃO DE FORMADORES"
    "resumo" => "Este trabalho reúne informações frutos de uma experiência no Estágio em Formação de Formadores do Curso de Pedagogia do Campus Don Delgado, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em São Luís – MA. Objetiva problematizar as relações de gênero e suas implicações na prática docente de professoras/es participantes de um curso de formação continuada, demonstrando-se alternativas de trabalho sobre questões de gênero no cotidiano escolar. Foram realizados diagnósticos das necessidades formativas, planejamento, observação e intervenção com oferta de minicurso e oficina junto aos professores/as participantes do curso. Como resultados, foi possível perceber que as/os professoras/es participantes nem sempre se sentiram à vontade em participar das atividades, bem como em desconstruir preconceitos e estabelecer discussões sobre a temática. Também pôde-se constatar que a necessidade de informar-se e refletir sobre tais questões são essenciais, pois auxiliam no desenvolvimento de uma prática mais justa e democrática na sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT7 – EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES DE GÊNERO, ESTEREÓTIPOS, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA7_ID4_28092016233340.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CATARINA DE CÁSSIA MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CATARINA MOREIR"
    "autor_email" => "catherine.cassia@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25710
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 843
    "inscrito_id" => 4
    "titulo" => "RELAÇÕES DE GÊNERO NA SALA DE AULA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FORMANDOS/AS DO ESTÁGIO EM FORMAÇÃO DE FORMADORES"
    "resumo" => "Este trabalho reúne informações frutos de uma experiência no Estágio em Formação de Formadores do Curso de Pedagogia do Campus Don Delgado, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em São Luís – MA. Objetiva problematizar as relações de gênero e suas implicações na prática docente de professoras/es participantes de um curso de formação continuada, demonstrando-se alternativas de trabalho sobre questões de gênero no cotidiano escolar. Foram realizados diagnósticos das necessidades formativas, planejamento, observação e intervenção com oferta de minicurso e oficina junto aos professores/as participantes do curso. Como resultados, foi possível perceber que as/os professoras/es participantes nem sempre se sentiram à vontade em participar das atividades, bem como em desconstruir preconceitos e estabelecer discussões sobre a temática. Também pôde-se constatar que a necessidade de informar-se e refletir sobre tais questões são essenciais, pois auxiliam no desenvolvimento de uma prática mais justa e democrática na sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT7 – EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES DE GÊNERO, ESTEREÓTIPOS, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA7_ID4_28092016233340.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CATARINA DE CÁSSIA MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CATARINA MOREIR"
    "autor_email" => "catherine.cassia@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho reúne informações frutos de uma experiência no Estágio em Formação de Formadores do Curso de Pedagogia do Campus Don Delgado, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em São Luís – MA. Objetiva problematizar as relações de gênero e suas implicações na prática docente de professoras/es participantes de um curso de formação continuada, demonstrando-se alternativas de trabalho sobre questões de gênero no cotidiano escolar. Foram realizados diagnósticos das necessidades formativas, planejamento, observação e intervenção com oferta de minicurso e oficina junto aos professores/as participantes do curso. Como resultados, foi possível perceber que as/os professoras/es participantes nem sempre se sentiram à vontade em participar das atividades, bem como em desconstruir preconceitos e estabelecer discussões sobre a temática. Também pôde-se constatar que a necessidade de informar-se e refletir sobre tais questões são essenciais, pois auxiliam no desenvolvimento de uma prática mais justa e democrática na sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.