FERREIRA, Danielle De Sousa et al.. Processo de escrita das crianças: uma análise. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25658>. Acesso em: 23/11/2024 04:30
O presente artigo trata da alfabetização e letramento, e objetiva uma análise do processo de escrita das crianças na Educação Infantil. Para tanto, aponta-se as discussões teóricas sobre o sistema de escrita, onde a compreensão da natureza são as produções naturais que as crianças realizam quando escrevem algo, e neste contexto, é de suma importância que sejam valorizadas, pois se trata das primeiras iniciativas, pelas quais se começa o processo de alfabetização e letramento, devendo ser devidamente interpretado pelos professores para depois então ser avaliado. Na busca do alcance deste objetivo foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo com duas professoras envolvendo a sua prática pedagógica para uma efetiva coleta de dados. Os dados apresentaram o processo de escrita das crianças atrelada a uma prática estereotipada onde atividades envolvendo letras e sílabas soltas são encarregadas a dar intencionalidade ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita.