Tendo em vista a grande relevância do concurso de produção de texto vivenciado nas escolas públicas através da Olimpíada de Língua Portuguesa no ensino básico, e também a importância do processo de leitura e escrita na sala de aula, o presente artigo tem como finalidade analisar a escrita do gênero crônica de uma turma do 1ºano do ensino médio. Tomaremos como aporte teórico os estudos abrangidos por Antônio Cândido (1992), Laginestra e Pereira (2016), Maria Helena Martins (2007), os PCNs (1998). Após participar da correção e reescrita dos textos produzidos durante as oficinas sequenciadas pelo material da Olimpíada de Língua Portuguesa, podemos destacar que a atividade prática foi bastante produtiva, a qual nos possibilitou uma realização de conhecimentos ainda maiores acerca do gênero crônica, enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, tivemos uma aprendizagem significativa, pois contribuímos para esse processo, facilitando nossas relações comunicativas.