Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A ESCOLA, NA VISÃO DAS CRIANÇAS

Palavra-chaves: CURRÍCULO, ESCOLA, CRIANÇA, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES
0 of 0
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 24845 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 959 "inscrito_id" => 350 "titulo" => "A ESCOLA, NA VISÃO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "O presente estudo faz uma análise acerca do que pensam as crianças do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Imperatriz, sobre o currículo de sua escola. A pesquisa ocorreu em uma instituição municipal de ensino fundamental, pertencente à zona rural do município de Imperatriz no Maranhão. O referencial teórico adotado foi a teoria histórico-cultural e a sociologia da infância que concebe a criança como sujeito ativo socialmente e participante da construção de seus saberes. Para tanto, fez uso de uma abordagem qualitativa, em que utilizou-se como instrumento para coleta de dados entrevista semiestruturada para a escuta das crianças. Os dados coletados evidenciam que o currículo praticado na escola pesquisada não atende à expectativa das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. No entanto, o estudo indica ser importante a escuta das crianças na construção da ação pedagógica no cotidiano escolar.O presente estudo faz uma análise acerca do que pensam as crianças do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Im" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, ESCOLA, CRIANÇA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA9_ID350_30092016000833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELY COSTA MENDES" "autor_nome_curto" => "SUELY MENDES" "autor_email" => "suelyufma@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 24845 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 959 "inscrito_id" => 350 "titulo" => "A ESCOLA, NA VISÃO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "O presente estudo faz uma análise acerca do que pensam as crianças do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Imperatriz, sobre o currículo de sua escola. A pesquisa ocorreu em uma instituição municipal de ensino fundamental, pertencente à zona rural do município de Imperatriz no Maranhão. O referencial teórico adotado foi a teoria histórico-cultural e a sociologia da infância que concebe a criança como sujeito ativo socialmente e participante da construção de seus saberes. Para tanto, fez uso de uma abordagem qualitativa, em que utilizou-se como instrumento para coleta de dados entrevista semiestruturada para a escuta das crianças. Os dados coletados evidenciam que o currículo praticado na escola pesquisada não atende à expectativa das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. No entanto, o estudo indica ser importante a escuta das crianças na construção da ação pedagógica no cotidiano escolar.O presente estudo faz uma análise acerca do que pensam as crianças do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Im" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, ESCOLA, CRIANÇA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA9_ID350_30092016000833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELY COSTA MENDES" "autor_nome_curto" => "SUELY MENDES" "autor_email" => "suelyufma@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente estudo faz uma análise acerca do que pensam as crianças do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Imperatriz, sobre o currículo de sua escola. A pesquisa ocorreu em uma instituição municipal de ensino fundamental, pertencente à zona rural do município de Imperatriz no Maranhão. O referencial teórico adotado foi a teoria histórico-cultural e a sociologia da infância que concebe a criança como sujeito ativo socialmente e participante da construção de seus saberes. Para tanto, fez uso de uma abordagem qualitativa, em que utilizou-se como instrumento para coleta de dados entrevista semiestruturada para a escuta das crianças. Os dados coletados evidenciam que o currículo praticado na escola pesquisada não atende à expectativa das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. No entanto, o estudo indica ser importante a escuta das crianças na construção da ação pedagógica no cotidiano escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.