A ESCOLA, NA VISÃO DAS CRIANÇAS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 24845 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 959 "inscrito_id" => 350 "titulo" => "A ESCOLA, NA VISÃO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "O presente estudo faz uma análise acerca do que pensam as crianças do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Imperatriz, sobre o currículo de sua escola. A pesquisa ocorreu em uma instituição municipal de ensino fundamental, pertencente à zona rural do município de Imperatriz no Maranhão. O referencial teórico adotado foi a teoria histórico-cultural e a sociologia da infância que concebe a criança como sujeito ativo socialmente e participante da construção de seus saberes. Para tanto, fez uso de uma abordagem qualitativa, em que utilizou-se como instrumento para coleta de dados entrevista semiestruturada para a escuta das crianças. Os dados coletados evidenciam que o currículo praticado na escola pesquisada não atende à expectativa das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. No entanto, o estudo indica ser importante a escuta das crianças na construção da ação pedagógica no cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, ESCOLA, CRIANÇA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA9_ID350_30092016000833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELY COSTA MENDES" "autor_nome_curto" => "SUELY MENDES" "autor_email" => "suelyufma@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 24845 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 959 "inscrito_id" => 350 "titulo" => "A ESCOLA, NA VISÃO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "O presente estudo faz uma análise acerca do que pensam as crianças do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Imperatriz, sobre o currículo de sua escola. A pesquisa ocorreu em uma instituição municipal de ensino fundamental, pertencente à zona rural do município de Imperatriz no Maranhão. O referencial teórico adotado foi a teoria histórico-cultural e a sociologia da infância que concebe a criança como sujeito ativo socialmente e participante da construção de seus saberes. Para tanto, fez uso de uma abordagem qualitativa, em que utilizou-se como instrumento para coleta de dados entrevista semiestruturada para a escuta das crianças. Os dados coletados evidenciam que o currículo praticado na escola pesquisada não atende à expectativa das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. No entanto, o estudo indica ser importante a escuta das crianças na construção da ação pedagógica no cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, ESCOLA, CRIANÇA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA9_ID350_30092016000833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELY COSTA MENDES" "autor_nome_curto" => "SUELY MENDES" "autor_email" => "suelyufma@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }