Este artigo objetiva apresentar os resultados da pesquisa realizada para a elaboração da monografia de Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade, intitulada “A Educação no Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Belém-Pa. Análise e perspectivas a partir dos educadores”, no Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA). Seu objeto de estudo centra-se na análise e reflexões da EJA para os privados de liberdade sob a ótica dos professores da instituição prisional denominada Centro de Recuperação Feminino (CRF), localizada na região metropolitana de Belém. Utilizados alguns livros, artigos, teses, relatórios, planos de educação e estudiosos da temática, tais como: Foucault (2010), Silva (2001), Marques (2000), entre outros. Desenvolvemos a pesquisa bibliográfica do tipo documental e análise dos questionários preenchidos por 10 educadores de um total de 18, além da entrevista da gestão e das impressões do pesquisador ao espaço através da técnica de observação simples. Diante dos resultados comprovamos que a educação no CRF, se configura como um avanço no campo jurídico de suas Leis, com o aumento na inserção das alunas, mencionado como um efetivo direito conquistado durante os últimos anos, no entanto, os retrocessos derivam dessa efetivação que acaba comprometendo o trabalho educativo devido à ausência de formação continuada, merenda escolar, materiais pedagógicos, politização dos docentes e reivindicações de políticas públicas de acesso e permanecia dessas sujeitas.