Objetiva-se analisar as orientações do mecanismo de regulação, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, para reorganização da gestão escolar contidas nas Diretrizes Curriculares do Estado do Maranhão - DCEMA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, cuja intencionalidade aponta uma opção teórico-metodológica de natureza qualitativa. A base teórica explicita Cabral Neto (2009); Kuenzer (2005); Lima, Lima & Cardoso, (2012); Maranhão (1996), (2014); Brasil (2011). Conclui-se que as DCEMA, pela própria condição de estarem submetidas às orientações do Estado Neoliberal, estão fundamentadas numa instância de regulação mundial que reflete os interesses do sistema capitalista dominante. Assim sendo, para analise da realidade educacional maranhense, elaborou-se o diagnóstico dessa realidade, sugerindo o desenvolvimento de estratégias de trabalho do Sistema Educacional, da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC e da organização da escola pautando-se em interesses vinculados em concepções que oscilam entre o gerencialismo e a gestão democrática.