Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FORMAÇÃO DOCENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA APINAYÉ

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, INDÍGENA APINAYÉ, PRÁTICA PEDAGÓGICA. Comunicação Oral (CO) GT 27 – EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E DECOLONIALIDADE
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Neste trabalho apresentamos um olhar sobre a formação do professor indígena Apinayé das Escolas Estaduais Mãtyk e Tekator nas aldeias São José e Mariazinha, no município de Tocantinópolis –TO. Relatamos o histórico do povo Apinayé com alguns aspectos sociais e culturais, na sequência direciona-se o olhar sobre a escola indígena e a formação do professor, por conseguinte, traçamos abordagens acerca das práticas pedagógicas dos professores indígenas que evidenciam suas reflexões sobre a constituição identitária do povo Apinayé. Tivemos como base, o estudo bibliográfico de autores que desenvolvem pesquisas sobre a Educação Escolar Indígena, mediante a estes estudos levantamos questionamentos referentes ao processo de formação dos professores indígenas e a prática pedagógica. Nota-se, que as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores da Educação Escolar Indígena são de extrema relevância para a permanência da cultura do povo Apinayé.

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