A população idosa no Brasil tem aumentado nas últimas décadas, em virtude de uma melhor qualidade de vida, da busca de uma alimentação saudável, pratica de exercícios físicos e uma maior procura pelos serviços do sistema único de Saúde – SUS como: exames, consultas, promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, etc. Voltando-se para realidade, um instrumento de inclusão e de bem-estar para os idosos são os centros de convivências que proporcionam uma melhor qualidade de vida devido possuir programas sociais e atividades com o objetivo da inserção do idoso na sociedade através de curso de alfabetização e de informática, como também algumas práticas de exercícios físicos, por exemplo, hidroginástica, dança e musculação. Diante disso, o estudo do processo saúde-doença na terceira idade no âmbito acadêmico é importante, pois possibilita aos estudantes da área da saúde, principalmente a enfermagem, a buscar estratégias para melhorar os atendimentos e serviços de saúde para essa faixa etária. Essa pesquisa é um relato de experiência com revisão bibliografia, tendo como objetivo descrever o processo saúde-doença na terceira idade, enaltecendo o aprendizado do discente do curso de enfermagem da UERN. Para o aprofundamento do estudo, recorremos aos teóricos com pesquisas voltados para a terceira idade, como também o próprio estatuto do idoso. Portanto, o estudo do processo saúde-doença do idoso no âmbito acadêmico, possibilita os discentes de enfermagem um novo olhar sobre a saúde desses jovens da terceira idade, observando os pacientes em sua integralidade e buscando estratégias para a promoção de saúde dos idosos.