Artigo Anais I CNEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-1908

O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO HUMANO NO CURRÍCULO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO NORDESTE BRASILEIRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: ENFERMAGEM, FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE, ENVELHECIMENTO Pôster (PO) / Poster Submission AT-10: EDUCAÇÃO E ENVELHECIMENTO
"2016-11-22 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24567
    "edicao_id" => 51
    "trabalho_id" => 455
    "inscrito_id" => 258
    "titulo" => "O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO HUMANO NO CURRÍCULO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO NORDESTE BRASILEIRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "Introdução: O processo de envelhecimento nas populações é um dos aspectos da transição demográfica que mais tem chamado atenção dos diversos setores, em especial, saúde e assistência social. Assim, a formação do profissional de Enfermagem, nos últimos anos, vem sendo objeto de reflexões que implicam em adequações dos currículos dos cursos das áreas de saúde. Objetivo: relatar a experiência docente na disciplina Cuidados de Enfermagem IV: Saúde do Idoso de um curso de graduação em Enfermagem do município de Maceió.  Método: Trata-se de um relato de experiência da docente titular da disciplina de Cuidados de Enfermagem IV: Saúde do Idoso da Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste. Houve consulta ao Projeto Político do Curso de Graduação, bem como ao Programa da disciplina objeto deste relato. Foram consideradas as experiências da docente como membro do Núcleo Docente Estruturante da IES e a sua vivência de 3 anos à frente da disciplina. Resultados: O curso de graduação em enfermagem da SEUNE possui 4.767 horas, devendo ser concluído com o mínimo de 5 e máximo de 7 anos. É ofertada no oitavo período do curso de graduação em enfermagem, compondo um dos requisitos obrigatórios para a formação. Possui 200 horas, que corresponde a 10 créditos, distribuídos entre teoria e prática. Assim como outras disciplinas do curso, os graduandos são colocados em contato com o aprofundamento das áreas básicas, anatomia, fisiologia, imunologia e farmacologia, destacando-se as nuances do envelhecimento. Esses momentos são compartilhados entre os docentes titulares dessas pastas e a docente da disciplina de saúde do idoso. O perfil demográfico e epidemiológico do Brasil e do Nordeste, resgatando os conceitos de transição demográfica e epidemiológica trabalhados na disciplina de Epidemiologia (7º período), e estimulados a discutir acerca do fenômeno de envelhecimento das sociedades, de modo a refletirem sobre as repercussões desse acontecimento, principalmente no setor saúde, com a abordagem das políticas públicas voltadas para a atenção ao idoso. Discute-se ainda acerca da violência vulnerabilidade e risco, alterações fisiológicas e patológicas envelhecimento ativo, autonomia, independência e promoção à saúde. A carga horária teórica ainda prevê a abordagem aos conceitos de casa segura, onde os graduandos trabalham de forma lúdica a organização de espaços e cômodos de uma casa adequada às necessidades da pessoa idosa. Os graduandos são instrumentalizados para as intervenções nas visitas domiciliares das práticas supervisionadas, e agem na redução dos riscos de acidentes e na promoção da independência do idoso. Conclusão: Pelo entendimento da docente, o currículo do curso de graduação em enfermagem da SEUNE atende ao que há de mais importante para a formação do profissional enfermeiro no tocante à compreensão do processo de envelhecimento humano e atenção integral à saúde da pessoa idosa atendendo à recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde (1999). Sugere-se que as reflexões e posturas diante da necessidade urgente de fortalecer a formação dos recursos humanos da saúde tomem a direção que aponta para o desenvolvimento de uma sociedade que valoriza a pessoa idosa e colabora para a qualidade de vida no processo de envelhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "AT-10: EDUCAÇÃO E ENVELHECIMENTO"
    "palavra_chave" => "ENFERMAGEM, FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE, ENVELHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV054_MD4_SA11_ID258_10102016192831.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:04:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELY REGINA DA SILVA LIMA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "KELY LIMA ROCHA"
    "autor_email" => "KELYREGINA83@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => "SOCIEDADE DE ENSINO UNIVERSITÁRIO DO NORDESTE - SEUNE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cneh"
    "edicao_nome" => "Anais I CNEH"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cneh/2016"
    "edicao_logo" => "5e49f6afa2a77_16022020231303.png"
    "edicao_capa" => "5f183e7033782_22072020102608.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-22 23:00:00"
    "publicacao_id" => 34
    "publicacao_nome" => "Anais CNEH"
    "publicacao_codigo" => "2526-1908"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24567
    "edicao_id" => 51
    "trabalho_id" => 455
    "inscrito_id" => 258
    "titulo" => "O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO HUMANO NO CURRÍCULO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO NORDESTE BRASILEIRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "Introdução: O processo de envelhecimento nas populações é um dos aspectos da transição demográfica que mais tem chamado atenção dos diversos setores, em especial, saúde e assistência social. Assim, a formação do profissional de Enfermagem, nos últimos anos, vem sendo objeto de reflexões que implicam em adequações dos currículos dos cursos das áreas de saúde. Objetivo: relatar a experiência docente na disciplina Cuidados de Enfermagem IV: Saúde do Idoso de um curso de graduação em Enfermagem do município de Maceió.  Método: Trata-se de um relato de experiência da docente titular da disciplina de Cuidados de Enfermagem IV: Saúde do Idoso da Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste. Houve consulta ao Projeto Político do Curso de Graduação, bem como ao Programa da disciplina objeto deste relato. Foram consideradas as experiências da docente como membro do Núcleo Docente Estruturante da IES e a sua vivência de 3 anos à frente da disciplina. Resultados: O curso de graduação em enfermagem da SEUNE possui 4.767 horas, devendo ser concluído com o mínimo de 5 e máximo de 7 anos. É ofertada no oitavo período do curso de graduação em enfermagem, compondo um dos requisitos obrigatórios para a formação. Possui 200 horas, que corresponde a 10 créditos, distribuídos entre teoria e prática. Assim como outras disciplinas do curso, os graduandos são colocados em contato com o aprofundamento das áreas básicas, anatomia, fisiologia, imunologia e farmacologia, destacando-se as nuances do envelhecimento. Esses momentos são compartilhados entre os docentes titulares dessas pastas e a docente da disciplina de saúde do idoso. O perfil demográfico e epidemiológico do Brasil e do Nordeste, resgatando os conceitos de transição demográfica e epidemiológica trabalhados na disciplina de Epidemiologia (7º período), e estimulados a discutir acerca do fenômeno de envelhecimento das sociedades, de modo a refletirem sobre as repercussões desse acontecimento, principalmente no setor saúde, com a abordagem das políticas públicas voltadas para a atenção ao idoso. Discute-se ainda acerca da violência vulnerabilidade e risco, alterações fisiológicas e patológicas envelhecimento ativo, autonomia, independência e promoção à saúde. A carga horária teórica ainda prevê a abordagem aos conceitos de casa segura, onde os graduandos trabalham de forma lúdica a organização de espaços e cômodos de uma casa adequada às necessidades da pessoa idosa. Os graduandos são instrumentalizados para as intervenções nas visitas domiciliares das práticas supervisionadas, e agem na redução dos riscos de acidentes e na promoção da independência do idoso. Conclusão: Pelo entendimento da docente, o currículo do curso de graduação em enfermagem da SEUNE atende ao que há de mais importante para a formação do profissional enfermeiro no tocante à compreensão do processo de envelhecimento humano e atenção integral à saúde da pessoa idosa atendendo à recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde (1999). Sugere-se que as reflexões e posturas diante da necessidade urgente de fortalecer a formação dos recursos humanos da saúde tomem a direção que aponta para o desenvolvimento de uma sociedade que valoriza a pessoa idosa e colabora para a qualidade de vida no processo de envelhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "AT-10: EDUCAÇÃO E ENVELHECIMENTO"
    "palavra_chave" => "ENFERMAGEM, FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE, ENVELHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV054_MD4_SA11_ID258_10102016192831.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:04:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELY REGINA DA SILVA LIMA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "KELY LIMA ROCHA"
    "autor_email" => "KELYREGINA83@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => "SOCIEDADE DE ENSINO UNIVERSITÁRIO DO NORDESTE - SEUNE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cneh"
    "edicao_nome" => "Anais I CNEH"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cneh/2016"
    "edicao_logo" => "5e49f6afa2a77_16022020231303.png"
    "edicao_capa" => "5f183e7033782_22072020102608.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-22 23:00:00"
    "publicacao_id" => 34
    "publicacao_nome" => "Anais CNEH"
    "publicacao_codigo" => "2526-1908"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de novembro de 2016

Resumo

Introdução: O processo de envelhecimento nas populações é um dos aspectos da transição demográfica que mais tem chamado atenção dos diversos setores, em especial, saúde e assistência social. Assim, a formação do profissional de Enfermagem, nos últimos anos, vem sendo objeto de reflexões que implicam em adequações dos currículos dos cursos das áreas de saúde. Objetivo: relatar a experiência docente na disciplina Cuidados de Enfermagem IV: Saúde do Idoso de um curso de graduação em Enfermagem do município de Maceió. Método: Trata-se de um relato de experiência da docente titular da disciplina de Cuidados de Enfermagem IV: Saúde do Idoso da Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste. Houve consulta ao Projeto Político do Curso de Graduação, bem como ao Programa da disciplina objeto deste relato. Foram consideradas as experiências da docente como membro do Núcleo Docente Estruturante da IES e a sua vivência de 3 anos à frente da disciplina. Resultados: O curso de graduação em enfermagem da SEUNE possui 4.767 horas, devendo ser concluído com o mínimo de 5 e máximo de 7 anos. É ofertada no oitavo período do curso de graduação em enfermagem, compondo um dos requisitos obrigatórios para a formação. Possui 200 horas, que corresponde a 10 créditos, distribuídos entre teoria e prática. Assim como outras disciplinas do curso, os graduandos são colocados em contato com o aprofundamento das áreas básicas, anatomia, fisiologia, imunologia e farmacologia, destacando-se as nuances do envelhecimento. Esses momentos são compartilhados entre os docentes titulares dessas pastas e a docente da disciplina de saúde do idoso. O perfil demográfico e epidemiológico do Brasil e do Nordeste, resgatando os conceitos de transição demográfica e epidemiológica trabalhados na disciplina de Epidemiologia (7º período), e estimulados a discutir acerca do fenômeno de envelhecimento das sociedades, de modo a refletirem sobre as repercussões desse acontecimento, principalmente no setor saúde, com a abordagem das políticas públicas voltadas para a atenção ao idoso. Discute-se ainda acerca da violência vulnerabilidade e risco, alterações fisiológicas e patológicas envelhecimento ativo, autonomia, independência e promoção à saúde. A carga horária teórica ainda prevê a abordagem aos conceitos de casa segura, onde os graduandos trabalham de forma lúdica a organização de espaços e cômodos de uma casa adequada às necessidades da pessoa idosa. Os graduandos são instrumentalizados para as intervenções nas visitas domiciliares das práticas supervisionadas, e agem na redução dos riscos de acidentes e na promoção da independência do idoso. Conclusão: Pelo entendimento da docente, o currículo do curso de graduação em enfermagem da SEUNE atende ao que há de mais importante para a formação do profissional enfermeiro no tocante à compreensão do processo de envelhecimento humano e atenção integral à saúde da pessoa idosa atendendo à recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde (1999). Sugere-se que as reflexões e posturas diante da necessidade urgente de fortalecer a formação dos recursos humanos da saúde tomem a direção que aponta para o desenvolvimento de uma sociedade que valoriza a pessoa idosa e colabora para a qualidade de vida no processo de envelhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.