Devido ao processo de envelhecimento diversas alterações ocorrem na cavidade oral do idoso, que podem apresentar uma higiene oral inadequada, contribuindo a um aumento de morbidade e mortalidade, principalmente quando dependentes de cuidados internados em Unidade de Terapia Intensiva. O cuidado oral de paciente adulto entubado em ventilação mecânica é essencial, sendo de responsabilidade da enfermagem, para manter a promoção e manutenção da saúde bucal. Esse estudo propõe um objeto de aprendizagem, vídeo educativo, para o cuidado oral de pacientes entubados em ventilação mecânica. Trata-se do desenvolvimento de um vídeo, fundamentado no modelo de Fleming, Reynolds e Wallace compreendendo as fases: Pré-produção, Produção, Pós-produção sustentado nas etapas do Processo de enfermagem e nos sistemas de classificações da NANDA, NOC e NIC; foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa nº40144114.9.0000.5393. A construção do roteiro/script e storyboard foi fundamentada na literatura científica e revisão integrativa, com validação do conteúdo por três peritos, que permitiram a criação das cenas, filmagens e a edição do vídeo. Foi desenvolvido um vídeo educativo que pode proporcionar a equipe de enfermagem conhecimento científico capaz de modificar seu comportamento, por meio da educação crítica e reflexiva. Recursos educacionais por meio de tecnologias inovadoras podem assegurar as melhores práticas do cuidado com base nas evidências, promovendo o aperfeiçoamento profissional e a segurança do paciente. Este estudo pode contribuir para o desenvolvimento de protocolos de higiene oral e assim, contribuir com estratégias para reduzir a incidência de PAVM na UTI. Os passos adotados na construção do vídeo educativo mostraram-se adequados e passíveis de serem utilizados em diversas temáticas.