CARACTERIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DE PACIENTES IDOSOS QUE SOFRERAM QUEDA ATENDIDOS NO PRONTO ATENDIMENTO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PÚBLICO NO NOROESTE DO PARANÁ
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Objetivo: caracterizar os serviços de atendimento e triagem de pacientes idosos que sofreram queda no Pronto Atendimento de um hospital universitário público referência de atendimento ao trauma, no município de Maringá, Paraná. Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, quantitativo com dados secundários, do ano de 2014. Metodologia: foram analisados prontuários de idosos, portadores de doenças crônico degenerativas,vítimas de queda, usuários do serviço de emergência, com idade igual ou superior a 60 anos. Os dados foram coletados utilizando um questionário estruturado e validado, posteriormente digitados, codificados e analisados. Resultados: Ocorreram um total de 861 atendimentos por queda, destes a população foi composta por 234 indivíduos que permaneceram em observação e/ou internados por 24 horas ou mais na instituição hospitalar. 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