Artigo Anais I CNEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-1908

DISCURSO DOS GESTORES SOBRE OS ASPECTOS DO RETARDO DO DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE RELACIONADOS À FAMÍLIA E AS PESSOAS IDOSAS*

Palavra-chaves: ENFERMAGEM, TUBERCULOSE, IDOSO Pôster (PO) / Poster Submission AT-3: ENFERMAGEM E A SAÚDE DA PESSOA IDOSA Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar o discurso dos sujeitos gestores sobre o retardo do diagnóstico da tuberculose relacionados à família e as pessoas idosas em municípios da região do Curimataú/PB. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizado em nove municípios pertencentes a região do Curimataú-PB, participaram do estudo nove integrantes de equipes gestoras. Para coletar as informações foi utilizada a técnica da entrevista, o material empírico foi analisado conforme a técnica de análise do discurso. Após análise parcial dos discursos é possível identificar que para os gestores os fatores que levam ao retardo do diagnóstico da tuberculose em pessoas idosas está relacionado a demora do idoso em procurar os serviços. Podendo está atrelada a diversos fatores entre eles o estigma e o preconceito que nos dias atuais ainda cercam a TB. Outro fator que leva ao retardo do diagnóstico de tuberculose de acordo com os gestores é a demora do familiar em procurar o serviço de saúde e reconhecer o adoecimento do idoso, essa demora pode está relacionado a falta de conhecimento dos familiares. Tendo sido o preconceito e o estigma identificados como fatores que levam ao retardo do diagnóstico da tuberculose, como também a falta de informação sobre os sinais e sintomas apresentados pelo idoso. Faz-se necessário que gestores e profissionais de saúde se mobilizem para a criação de ações direcionadas tanto para família quanto para o idoso que visem à superação dessas barreiras, e que o idoso seja visto como grupo de risco ao adoecimento de tuberculose, possibilitando um atendimento adequado e resolutivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.