Artigo Anais I CNEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-1908

Visualizações: 200
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS IDOSOS SOBRE O LAZER NO CENTRO DE ATIVIDADES E LAZER DA MELHOR IDADE (CALMI) - CIDADE DA ESPERANÇA – NATAL/RN.

Palavra-chaves: IDOSO, QUALIDADE DE VIDA, REPRESENTAÇÃO SOCIAL Tema Livre (TL) / Oral Papers Submission AT 7: ENVELHECIMENTO ATIVO E QUALIDADE DE VIDA Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Segundo dados estatísticos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida dos idosos no Brasil vem aumentando significativamente nos últimos anos, tendo como principal responsável a obtenção de novos hábitos e práticas sociais que os conduzem a uma melhor qualidade de vida. Logo, é nesse contexto que este trabalho monográfico teve como objetivo compreender a Representação Social do lazer na percepção dos idosos associados ao Centro de Atividade e Lazer da Melhor Idade (CALMI), no bairro da Cidade da Esperança, Natal-RN. Trata-se de estudo de natureza qualiquantitativa, através da aplicação de questionários estruturados com questões semiabertas, observação participante e registros fotográficos. Para analisar as entrevistas utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), elaborada por Lefevre e Lefevre (2010), por meio do programa QualiquantSoft. Os resultados demonstraram que para os idosos do CALMI, as atividades realizadas no clube são uma distração, um lazer. E o beneficio que tais atividades trazem para a vida deles consiste em ter mais saúde e melhor qualidade de vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.