UTILIZANDO A MODELAGEM PARA ENSINAR BIOLOGIA: UM ENFOQUE NA CÉLULA VEGETAL.
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23330 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 983 "inscrito_id" => 3882 "titulo" => "UTILIZANDO A MODELAGEM PARA ENSINAR BIOLOGIA: UM ENFOQUE NA CÉLULA VEGETAL." "resumo" => "É de necessidade e importância que o professor leve para a sala de aula atividades práticas de experimentações. Estas atividades despertam o interesse do aluno, uma vez que eles se sentem desafiados a realizarem as atividades na presença e na ausência do professor. Foi refletindo sobre o uso e importância da experimentação como meios alternativos que elaboramos uma situação de estudo no ensino de biologia, no conteúdo de célula vegetal, com o objetivo de incentivar o uso de meios alternativos em aulas práticas de célula vegetal para professores do curso de mestrado de ensino de ciências. Realizamos a investigação através da elaboração de uma aula dividida em 3 etapas. Na primeira parte, teórica, uma aula expositiva dialogada com a apresentação de slides. Na segunda parte, os professores foram submetidos a uma aula experimental através da manipulação com a massa de modelagem e papel oficio. Após a experimentação, na 3° etapa da aula, os professores participantes responderam a um questionário avaliativo que foi elaborado tendo como objetivo, obter respostas que contemplasse a avaliação da aula ministrada. Participaram da pesquisa, 16 professores estudantes do curso de Mestrado, a aula teve duração de 45 minutos, podemos observar nas respostas dos professores, que houve aprendizagem significativa com a apresentação oral e elaboração do método usado na experimentação, os professores se sentiram motivados a fazer uso de métodos de ensino de baixo custo, levando o laboratório para dentro da sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "AULA, EXPERIMENTAÇÕES, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA16_ID3882_23102016210921.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSENILDE BEZERRA DE SOUZA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOSENYR COSTA" "autor_email" => "josenyrcosta19@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23330 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 983 "inscrito_id" => 3882 "titulo" => "UTILIZANDO A MODELAGEM PARA ENSINAR BIOLOGIA: UM ENFOQUE NA CÉLULA VEGETAL." "resumo" => "É de necessidade e importância que o professor leve para a sala de aula atividades práticas de experimentações. Estas atividades despertam o interesse do aluno, uma vez que eles se sentem desafiados a realizarem as atividades na presença e na ausência do professor. Foi refletindo sobre o uso e importância da experimentação como meios alternativos que elaboramos uma situação de estudo no ensino de biologia, no conteúdo de célula vegetal, com o objetivo de incentivar o uso de meios alternativos em aulas práticas de célula vegetal para professores do curso de mestrado de ensino de ciências. Realizamos a investigação através da elaboração de uma aula dividida em 3 etapas. Na primeira parte, teórica, uma aula expositiva dialogada com a apresentação de slides. Na segunda parte, os professores foram submetidos a uma aula experimental através da manipulação com a massa de modelagem e papel oficio. Após a experimentação, na 3° etapa da aula, os professores participantes responderam a um questionário avaliativo que foi elaborado tendo como objetivo, obter respostas que contemplasse a avaliação da aula ministrada. Participaram da pesquisa, 16 professores estudantes do curso de Mestrado, a aula teve duração de 45 minutos, podemos observar nas respostas dos professores, que houve aprendizagem significativa com a apresentação oral e elaboração do método usado na experimentação, os professores se sentiram motivados a fazer uso de métodos de ensino de baixo custo, levando o laboratório para dentro da sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "AULA, EXPERIMENTAÇÕES, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA16_ID3882_23102016210921.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSENILDE BEZERRA DE SOUZA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOSENYR COSTA" "autor_email" => "josenyrcosta19@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }