Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UTILIZANDO A MODELAGEM PARA ENSINAR BIOLOGIA: UM ENFOQUE NA CÉLULA VEGETAL.

Palavra-chaves: AULA, EXPERIMENTAÇÕES, PROFESSOR Pôster (PO) GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23330
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 983
    "inscrito_id" => 3882
    "titulo" => "UTILIZANDO A MODELAGEM PARA ENSINAR BIOLOGIA: UM ENFOQUE NA CÉLULA VEGETAL."
    "resumo" => "É de necessidade e importância que o professor leve para a sala de aula atividades práticas de experimentações. Estas atividades despertam o interesse do aluno, uma vez que eles se sentem desafiados a realizarem as atividades na presença e na ausência do professor. Foi refletindo sobre o uso e importância da experimentação como meios alternativos que elaboramos uma situação de estudo no ensino de biologia, no conteúdo de célula vegetal, com o objetivo de incentivar o uso de meios alternativos em aulas práticas de célula vegetal para professores do curso de mestrado de ensino de ciências. Realizamos a investigação através da elaboração de uma aula dividida em 3 etapas. Na primeira parte, teórica, uma aula expositiva dialogada com a apresentação de slides. Na segunda parte, os professores foram submetidos a uma aula experimental através da manipulação com a massa de modelagem e papel oficio. Após a experimentação, na 3° etapa da aula, os professores participantes responderam a um questionário avaliativo que foi elaborado tendo como objetivo, obter respostas que contemplasse a avaliação da aula ministrada. Participaram da pesquisa, 16 professores estudantes do curso de Mestrado, a aula teve duração de 45 minutos, podemos observar nas respostas dos professores, que houve aprendizagem significativa com a apresentação oral e elaboração do método usado na experimentação, os professores se sentiram motivados a fazer uso de métodos de ensino de baixo custo, levando o laboratório para dentro da sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "AULA, EXPERIMENTAÇÕES, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA16_ID3882_23102016210921.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSENILDE BEZERRA DE SOUZA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JOSENYR COSTA"
    "autor_email" => "josenyrcosta19@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23330
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 983
    "inscrito_id" => 3882
    "titulo" => "UTILIZANDO A MODELAGEM PARA ENSINAR BIOLOGIA: UM ENFOQUE NA CÉLULA VEGETAL."
    "resumo" => "É de necessidade e importância que o professor leve para a sala de aula atividades práticas de experimentações. Estas atividades despertam o interesse do aluno, uma vez que eles se sentem desafiados a realizarem as atividades na presença e na ausência do professor. Foi refletindo sobre o uso e importância da experimentação como meios alternativos que elaboramos uma situação de estudo no ensino de biologia, no conteúdo de célula vegetal, com o objetivo de incentivar o uso de meios alternativos em aulas práticas de célula vegetal para professores do curso de mestrado de ensino de ciências. Realizamos a investigação através da elaboração de uma aula dividida em 3 etapas. Na primeira parte, teórica, uma aula expositiva dialogada com a apresentação de slides. Na segunda parte, os professores foram submetidos a uma aula experimental através da manipulação com a massa de modelagem e papel oficio. Após a experimentação, na 3° etapa da aula, os professores participantes responderam a um questionário avaliativo que foi elaborado tendo como objetivo, obter respostas que contemplasse a avaliação da aula ministrada. Participaram da pesquisa, 16 professores estudantes do curso de Mestrado, a aula teve duração de 45 minutos, podemos observar nas respostas dos professores, que houve aprendizagem significativa com a apresentação oral e elaboração do método usado na experimentação, os professores se sentiram motivados a fazer uso de métodos de ensino de baixo custo, levando o laboratório para dentro da sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "AULA, EXPERIMENTAÇÕES, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA16_ID3882_23102016210921.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSENILDE BEZERRA DE SOUZA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JOSENYR COSTA"
    "autor_email" => "josenyrcosta19@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

É de necessidade e importância que o professor leve para a sala de aula atividades práticas de experimentações. Estas atividades despertam o interesse do aluno, uma vez que eles se sentem desafiados a realizarem as atividades na presença e na ausência do professor. Foi refletindo sobre o uso e importância da experimentação como meios alternativos que elaboramos uma situação de estudo no ensino de biologia, no conteúdo de célula vegetal, com o objetivo de incentivar o uso de meios alternativos em aulas práticas de célula vegetal para professores do curso de mestrado de ensino de ciências. Realizamos a investigação através da elaboração de uma aula dividida em 3 etapas. Na primeira parte, teórica, uma aula expositiva dialogada com a apresentação de slides. Na segunda parte, os professores foram submetidos a uma aula experimental através da manipulação com a massa de modelagem e papel oficio. Após a experimentação, na 3° etapa da aula, os professores participantes responderam a um questionário avaliativo que foi elaborado tendo como objetivo, obter respostas que contemplasse a avaliação da aula ministrada. Participaram da pesquisa, 16 professores estudantes do curso de Mestrado, a aula teve duração de 45 minutos, podemos observar nas respostas dos professores, que houve aprendizagem significativa com a apresentação oral e elaboração do método usado na experimentação, os professores se sentiram motivados a fazer uso de métodos de ensino de baixo custo, levando o laboratório para dentro da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.