A grande popularidade dos smartphones trouxe, consigo, diversas aplicações que dão a possibilidade de potencializar, por meio da inclusão digital, a ensino-aprendizagem no contexto educacional. Isso tem ainda mais relevância no atual contexto tecnológico, quando se observam os recursos que podem ajudar a driblar a defasagem tecnológica da maioria das escolas brasileiras, com uso de câmera fotográfica, filmadora, navegadores web, gravadores de voz e aplicativos diversos por exemplo. Em meio a essa riqueza de possibilidades, escolhemos um desses aplicativos, o Duolingo, para a base de análise desta pesquisa. A inclusão digital implica protagonismo, autoria e coautoria pelos sujeitos envolvidos. Assim, o sujeito pode apropriar-se de estratégias comunicacionais e colaborativas que auxiliem na construção do conhecimento de uma forma horizontal O objetivo deste artigo é mostrar o potencial que o Duolingo, um dos mais famosos e elogiados aplicativos móveis, possui como mecanismo inclusivo no ensino de línguas, como um desafio de buscar alternativas para que esse processo de inclusão seja renovado, fazendo com que a informática educativa assuma, de fato, o papel de dinamizadora de processos educativos. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa qualitativa sobre o uso do aplicativo, observando-se abordagens já realizadas sobre a temática e sua importância no contexto educacional. Como principal resultado, observamos tratar-se de um software que proporciona uma nova forma de aprender um ou mais idiomas de forma dinâmica e interativa, a qual vem sendo utilizada por diversos professores em diferentes níveis de ensino, estimulando o aprendizado de jovens e adolescentes, mesclando educação com elementos de games, visto que a inclusão digital está, no contexto da educação, diretamente ligada a investidas de inclusão social.