TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UM PANORAMA A PARTIR DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23305 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 403 "inscrito_id" => 1634 "titulo" => "TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UM PANORAMA A PARTIR DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é o termo utilizado para definir um distúrbio de desenvolvimento complexo, sendo compreendido por uma perspectiva comportamental, com etiologias múltiplas e graus variados de gravidade. O transtorno autista ou autismo é caracterizado por dificuldades em várias áreas, tais como, comunicacional, comportamental, áreas de interação e habilidades sociais.Existem diversos estudos que destacam a intervenção precoce da doença como fator fundamental para a melhoria do quadro clínico do autismo, gerando ganhos significativos e duradouros no desenvolvimento da criança. Com a atual Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a inclusão do aluno com TEA, bem como, o acesso e permanência na escola se constitui direito inalienável. A partir dessa realidade compreendemos que a temática aqui referida tem desencadeado a necessidade de aprofundamento das discussões, pois esse debate tem adentrado ao ambiente educacional de forma que a escola tem vivenciado desafios causando inquietações nos sujeitos que a compõe. Nesse sentido, objetivando construir um panorama sobre os estudos desenvolvidos a respeito do Transtorno Espectro Autista o presente estudo realizou uma pesquisa qualitativa bibliográfica com foco nas publicações da Revista Brasileira de Educação Especial a fim de identificar as temáticas discutidas no ano de 2016. Para tanto efetuamos uma busca com os descritores TEA, Educação e Autismo, na base de dados do Scielo e no Google Acadêmico, onde foi possível identificar quatro estudos.A partir da identificação, leitura e análise dos estudos concluímos que as pesquisas e o aprofundamento dessas é de extrema relevância para o campo educacional. Os estudos deixam claro uma mesma preocupação no que se refere a inclusão do aluno com TEA e que existem desafios frente ao acesso e permanência desse na escola. Elucidam ainda a necessidade e importância da busca por informações e estratégias pedagógicas que eliminem barreiras que impedem o aluno de se desenvolver." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA, AUTISMO, EDUCAÇÃO ESPECIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA6_ID1634_06092016114608.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY JÉCKSAM DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA " "autor_nome_curto" => "MARY JÉCKSAM " "autor_email" => "Maryjecksam@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23305 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 403 "inscrito_id" => 1634 "titulo" => "TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UM PANORAMA A PARTIR DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é o termo utilizado para definir um distúrbio de desenvolvimento complexo, sendo compreendido por uma perspectiva comportamental, com etiologias múltiplas e graus variados de gravidade. O transtorno autista ou autismo é caracterizado por dificuldades em várias áreas, tais como, comunicacional, comportamental, áreas de interação e habilidades sociais.Existem diversos estudos que destacam a intervenção precoce da doença como fator fundamental para a melhoria do quadro clínico do autismo, gerando ganhos significativos e duradouros no desenvolvimento da criança. Com a atual Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a inclusão do aluno com TEA, bem como, o acesso e permanência na escola se constitui direito inalienável. A partir dessa realidade compreendemos que a temática aqui referida tem desencadeado a necessidade de aprofundamento das discussões, pois esse debate tem adentrado ao ambiente educacional de forma que a escola tem vivenciado desafios causando inquietações nos sujeitos que a compõe. Nesse sentido, objetivando construir um panorama sobre os estudos desenvolvidos a respeito do Transtorno Espectro Autista o presente estudo realizou uma pesquisa qualitativa bibliográfica com foco nas publicações da Revista Brasileira de Educação Especial a fim de identificar as temáticas discutidas no ano de 2016. Para tanto efetuamos uma busca com os descritores TEA, Educação e Autismo, na base de dados do Scielo e no Google Acadêmico, onde foi possível identificar quatro estudos.A partir da identificação, leitura e análise dos estudos concluímos que as pesquisas e o aprofundamento dessas é de extrema relevância para o campo educacional. Os estudos deixam claro uma mesma preocupação no que se refere a inclusão do aluno com TEA e que existem desafios frente ao acesso e permanência desse na escola. Elucidam ainda a necessidade e importância da busca por informações e estratégias pedagógicas que eliminem barreiras que impedem o aluno de se desenvolver." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA, AUTISMO, EDUCAÇÃO ESPECIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA6_ID1634_06092016114608.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY JÉCKSAM DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA " "autor_nome_curto" => "MARY JÉCKSAM " "autor_email" => "Maryjecksam@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }