Com o advento da sociedade informacional, o domínio de um segundo idioma passou a ganhar um amplo espaço no cenário educacional e social. A procura de aprender outra Língua vem crescendo cada dia mais, principalmente devido às exigências do mercado de trabalho, onde o profissional deve apresentar diversas habilidades, boa formação acadêmica e, sobretudo fluência em outra Língua. Porém, aprender novos idiomas exige investimento de tempo e dinheiro, o programa é uma ótima alternativa para substituir a rotina das escolas do ensino de línguas, reduzindo os custos e aproveitando o pouco tempo livre, é estudar línguas por meio de aplicativos tecnológicos gratuitos via internet, a exemplo, o Duolingo que é o objeto dessa pesquisa. O estudo aqui apresentado, corresponde a um trabalho elaborado na disciplina Estratégia na EaD para o Ensino de Língua, integrante do Curso de Pós-graduação em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa - CLELP, da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Tem como objetivo geral analisar como as ferramentas tecnológicas gratuitas de ensino de línguas à distância contribuem para o processo de aprendizagem de um segundo idioma em plataformas virtuais de estudo, neste caso fazemo-nos valer de uma análise qualitativa especificamente da ferramenta virtual Duolingo, a fim de depreender quais as possíveis limitações à plataforma de ensino de segunda língua apresenta. Nossa análise trata de alguns pontos específicos da aprendizagem de idiomas: o enfoque, o método e a técnica utilizados pela referida plataforma de aprendizagem de idiomas. Conclui-se no presente artigo que o Duolingo apesar de ser um recurso de incentivo a aprendizagem de uma nova língua, incluindo suas vantagens, facilidade de acesso e a capacidade de multimídia, mesclando texto, som e imagens fixas, ainda deixa a desejar no que diz respeito ao uso eficiente da língua, isto é, de forma contextualizada, discursiva e funcional.