A educação ambiental inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos por meio de uma reestruturação da cultura. Políticas públicas voltadas para a Educação Ambiental e Inclusiva tem o objetivo de conter ou de amenizar os desequilíbrios socioambientais, a partir de ações dos estudantes, docentes e comunidade escolar. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal São Sebastião, no município de Brejinho, Pernambuco, com 63 alunos que cursam 7º e 8º anos do ensino fundamental, sendo 60,3% (n = 38) do gênero feminino e 39,7% (n = 25) do gênero masculino, com faixa etária 12 e 16 anos. Com relação à conscientização que a Educação Ambiental pode exercer sobre suas práticas sociais, a maioria dos entrevistados (70,6%, n=48) mostraram-se indiferentes quanto a questão, afirmando assim que a Educação ambiental pode interferir ou não nas suas práticas sociais e nas suas ações para com o ambiente. A maioria dos alunos entrevistados, (47,1%, n=32) concordam em grande parte de que é possível mudar e repensar atitudes através da educação ambiental. Dentre os alunos entrevistados (51,5%, n=35) concordam em grande parte que a Educação Ambiental é capaz de mudar o repensar crítico com relação à diversidade e ao ambiente. Quanto à importância da inserção da Educação Ambiental na escola (76,5%, n=52) responderam que concordam completamente, o que demonstra que os alunos tem a consciência de que a falta da Educação Ambiental na escola pode comprometer o aprendizado de temas socioambientais. Conclui-se que os alunos desconhecem os benefícios e a importância da Educação Ambiental no parâmetro socioambiental, entretanto eles têm a consciência da necessidade da inserção da Educação Ambiental no currículo Escolar.