Resumo: A família exerce um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual, especialmente as mães, as quais se destacam como figura central no cuidado dos filhos. Nesta perspectiva, esse trabalho teve como objetivo conhecer a concepção das mães acerca da deficiência intelectual dos filhos, tendo em vista que o conhecimento se torna um instrumento essencial que propiciará a mãe uma melhor compreensão do desenvolvimento do seu filho, fator que contribuirá para a inclusão destas crianças nos diversos contextos sociais, sobretudo no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa de campo, da qual participaram seis mães de crianças com deficiência intelectual. As mães foram entrevistadas e relataram o seu conhecimento sobre os aspectos relacionados à deficiência intelectual de seus filhos e as expectativas acerca do desenvolvimento destes. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente. A partir das interpretações dos resultados, pôde-se compreender que as mães identificam nos seus filhos características da deficiência intelectual, como comprometimento cognitivo, dificuldades motoras, de aprendizagem e na comunicação, além de conseguirem perceber habilidades e competências desempenhadas pelos seus filhos. Contudo, demonstraram ter poucas expectativas em relação às possibilidades de crescimento no futuro, evidenciando necessitar de um suporte especializado que possa fornecer orientações claras e objetivas acerca da deficiência intelectual.