RESUMO: O trabalho de leitura e escrita nas escolas vem se tornando cada vez mais complexo em vista dos alunos terem uma aversão à leitura e, principalmente quando tratamos da leitura do texto literário. Sendo que, diante desse desafio, o professor se ver obrigado a criar novas metodologias de ensino não apenas para inovar a sua atuação pedagógica, mas também para dinamizar as suas aulas. Diante disso, este artigo visa apresentar o resultado do trabalho desenvolvido com a leitura de poemas e a escrita poética no blog, proposto por um subprojeto do PIBID - Programa de Iniciação à Docência do curso de Letras do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, polo Campina Grande. Esse relato de experiência foi elaborado a partir de um trabalho processual que foi realizado com alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola CEAI Antonio Mariz situada na cidade de Campina Grande/PB, na qual a nossa atuação inicia com a leitura de poemas em sala de aula, tais como “A serenata” de Adélia Prado, “A lua no cinema” de Paulo Leminski e “Porquinho-da-Índia” de Manuel Bandeira como forma de socializar os alunos com o universo do texto poético e, que foi finalizada com a criação de um blog, no qual os alunos utilizaram esse espaço virtual para escreveram os textos poéticos e interagir com os demais colegas. Para isso, adotamos uma abordagem metodológica que foi finalizada com a construção de um Blog Tumblr, no qual os alunos criaram produções colaborativas com ênfase na leitura e escrita poemas. Os resultados evidenciam que os nossos alunos construíram uma perspectivas de autonomia, desenvolvimento da sua habilidade de leitura e escrita, bem como, que a utilização da tecnologia no ensino de literatura pode ser uma grande ferramenta na formação de novos leitores.