O presente estudo considera que o professor é um mediador essencial na educação inclusiva, pois ele é o principal condutor no processo de aprendizagem dos alunos. O professor tendo uma formação adequada para ensinar na escola será um transformador e possibilitará que a escola se torne plenamente inclusiva, para todos. Logo, este estudo tem por objetivo geral investigar a formação de professores de uma escola da rede municipal da cidade de Sumé/PB acerca da educação inclusiva. Como objetivos específicos, pretende-se: analisar os conteúdos discursivos dos professores sobre a importância da educação inclusiva; fazer um levantamento sobre quais os maiores obstáculos relatados pelos professores para a promoção da inclusão de uma criança com necessidade educativa especial; identificar as práticas educativas realizadas pelos professores diante da presença de uma criança com necessidade educativa especial na sala de aula regular. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa, em que foram identificados os professores que têm em sala de aula alunos com necessidades educativas especiais e, através de uma entrevista semiestruturada, procurou-se apreender conteúdos que retratam as práticas educativas dos professores quando em contato com estes alunos.Os resultados obtidos através das entrevistas realizadas apontam, de um modo geral, que os professores se queixam de não terem uma formação adequada na área da educação especial/inclusiva e, a partir desta lacuna, justificam a prática exercida, que, muitas vezes, se encontra distante do que se considera inclusão. Destaca-se a importância de pesquisas sobre a formação dos professores e a educação inclusiva, sobretudo para se pensar em estratégias de intervenção que visem possibilitar a real inserção do aluno com necessidade educativa especial na sala de aula regular.