Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ENSINANDO ÁREA E PERÍMETRO COM O AUXÍLIO DO MULTIPLANO®

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SURDOS, MULTIPLANO, ÁREA, ÁREA Comunicação Oral (CO) GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22909
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 429
    "inscrito_id" => 1515
    "titulo" => "ENSINANDO ÁREA E PERÍMETRO COM O AUXÍLIO DO MULTIPLANO®"
    "resumo" => "A pesquisa surgiu da necessidade de dirigir o olhar ao cenário que compõe o contexto da escola inclusiva, para investigar de que forma a visualidade da pessoa surda pode contribuir para o ensino e aprendizagem de área e perímetro. A discussão dos resultados está distribuída em: determinação de sinais em Libras para as formas geométricas, reconhecimento de formas geométricas e o cálculo de área e perímetro de figuras geométricas planas. O plano de intervenção desenvolvido esteve em sintonia com a perspectiva de educação matemática inclusiva, que considera e promove a geometria como algo importante na exploração do mundo das crianças e na construção significativa do conhecimento geométrico. Deste modo, o Multiplano® mostra-se um recurso didático que contribui para o desenvolvimento do pensamento geométrico, a mediação do conhecimento, a estimulação à criatividade, a diminuição de barreiras comunicativas, além de estar associado no auxilio das etapas de construção do pensamento lógico-geométrico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SURDOS, MULTIPLANO, ÁREA, ÁREA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID1515_11092016000702.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEYTON BUENO SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CLEYTON BUENO"
    "autor_email" => "cleytonbueno2010@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22909
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 429
    "inscrito_id" => 1515
    "titulo" => "ENSINANDO ÁREA E PERÍMETRO COM O AUXÍLIO DO MULTIPLANO®"
    "resumo" => "A pesquisa surgiu da necessidade de dirigir o olhar ao cenário que compõe o contexto da escola inclusiva, para investigar de que forma a visualidade da pessoa surda pode contribuir para o ensino e aprendizagem de área e perímetro. A discussão dos resultados está distribuída em: determinação de sinais em Libras para as formas geométricas, reconhecimento de formas geométricas e o cálculo de área e perímetro de figuras geométricas planas. O plano de intervenção desenvolvido esteve em sintonia com a perspectiva de educação matemática inclusiva, que considera e promove a geometria como algo importante na exploração do mundo das crianças e na construção significativa do conhecimento geométrico. Deste modo, o Multiplano® mostra-se um recurso didático que contribui para o desenvolvimento do pensamento geométrico, a mediação do conhecimento, a estimulação à criatividade, a diminuição de barreiras comunicativas, além de estar associado no auxilio das etapas de construção do pensamento lógico-geométrico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SURDOS, MULTIPLANO, ÁREA, ÁREA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID1515_11092016000702.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEYTON BUENO SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CLEYTON BUENO"
    "autor_email" => "cleytonbueno2010@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A pesquisa surgiu da necessidade de dirigir o olhar ao cenário que compõe o contexto da escola inclusiva, para investigar de que forma a visualidade da pessoa surda pode contribuir para o ensino e aprendizagem de área e perímetro. A discussão dos resultados está distribuída em: determinação de sinais em Libras para as formas geométricas, reconhecimento de formas geométricas e o cálculo de área e perímetro de figuras geométricas planas. O plano de intervenção desenvolvido esteve em sintonia com a perspectiva de educação matemática inclusiva, que considera e promove a geometria como algo importante na exploração do mundo das crianças e na construção significativa do conhecimento geométrico. Deste modo, o Multiplano® mostra-se um recurso didático que contribui para o desenvolvimento do pensamento geométrico, a mediação do conhecimento, a estimulação à criatividade, a diminuição de barreiras comunicativas, além de estar associado no auxilio das etapas de construção do pensamento lógico-geométrico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.