Este trabalho analisa o projeto de intervenção desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, realizado na Escola Estadual São Sebastião, Campina Grande-PB, na turma do 1° B, abordando o relevo da cidade mediante um estudo do meio para análise da paisagem do lugar de vivência dos discentes. Teve como objetivo geral auxiliar o ensino-aprendizagem da disciplina Geografia, através da investigação do papel das formas de relevo na organização do espaço urbano. Como objetivos específicos, buscou-se compreender a relação entre as formas de relevo e a valorização/desvalorização imobiliária; analisar a atuação do Estado em relação às consequências ambientais, conforme o grupo socioeconômico que ocupa o relevo urbano; construir uma compreensão espacial. A partir das apresentações e análises dos cadernos de pesquisa produzidos pelos discentes, com textos explicativos, imagens e entrevistas a moradores, compreenderam que o relevo está relacionado à ocupação dos grupos socioeconômicos, pois onde existem os fundos de vales e as planícies de inundação, que constituem áreas de risco, são ocupadas pela população mais pobre, em relação às áreas que o relevo representa amenidades, como os divisores de água e encostas com baixa declividade, são ocupadas pelo grupo socioeconômico mais abastado. Além disso, perceberam que o Estado intervém de forma mais eficiente em áreas nobres em detrimentos das áreas carentes. Portanto, o estudo do meio é instrumento relevante para o desenvolvimento de uma visão mais integrada do espaço geográfico em prol de um ensino comprometido com formação cidadã que reivindique pela inclusão social.