Entender como os sujeitos pensam conceitos é um primeiro passo para promover práticas de inclusão destes indivíduos na sociedade. Segundo Freire antes do estudante ter os primeiros contatos com os conceitos formais que são ensinados na escola, esses já tiveram seus primeiros contatos com a maioria destes conceitos por meio de sua convivência diária, e dos conhecimentos passados de pai para filho e entre os indivíduos de uma sociedade, que são os conhecimentos de senso comum, geralmente estes são muito resistentes por parte dos indivíduos que o possuem, logo, acredita-se ser de bom alvitre não confrontá-los diretamente, mas criar situações em que os próprios indivíduos possam perceber que tal conhecimento é equivocado ou incompleto. Neste trabalho visou-se a identificação do conhecimento de mundo de alguns estudantes acerca do conceito de frio, para isso foram utilizados textos contendo concepções históricas, sociais, culturais, geográficas, ontológicas e filosóficas sobre o tema frio, por meio deste texto os estudantes tinham que responder 3 questões também com mesmo caráter do texto. Após a aplicação do texto e análise das respostas produzidas pelos estudantes foram identificadas 4 visões distorcidas a respeito do conceito de frio e uma a respeito do tempo. Para os estudantes o Frio é uma substância; uma reação do corpo; mudança de clima, para climas mais chuvosos ou nublados; causa doenças como gripe, leptospirose entre outas. E Tempo é sinônimo de clima.