Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CAMINHOS POSSÍVEIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE JUDÔ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: JUDÔ, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
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      Trata-se do relato de experiência sobre a atuação pedagógica de um oficineiro do Programa Mais Educação,que ministrou oficinas de Judô em quatro escolas públicas da Rede Municipal de Educação de Campina Grande-PB, no ensino fundamental I.Teve o objetivo de refletir sobre os limites e possibilidades da formação docente, a partir da atuação enquanto agente cultural em uma política educacional que valoriza a relação entre escola e comunidade, abrindo caminhos para a formação inicial nas áreas contempladas em seus macrocampos. Enquanto resultados, destaca que as atividades desenvolvidas durante as aulas foram ganhando o contexto social de cada escola, buscando respeitar os indivíduos e incluí-los de forma efetiva nas aulas em prol de um equilíbrio em que situações competitivas ou não tiveram uma conotação favorável em cada campo do conhecimento. Ao longo do trabalho, a aprendizagem começou a atender às expectativas. Se, antes, os alunos se mostravam dispersos, com o tempo, mostravam-se cada vez mais interessados e familiarizados com a rotina do judô. Os exercícios que pareciam ser um grande desafio aos poucos foram sendo superados. Nesse formato de aulas, em que a ludicidade foi o fio condutor da aprendizagem, acredito ter obtido sucesso e alcançado para além dos meus objetivos imediatos.Nesse sentido, destaco que a experiência junto ao programa Mais Educação possibilitou a continuidade dos meus investimentos existenciais e profissionais com a arte, dessa vez me aproximando da perspectiva do professor-pesquisador, a partir da entrada em um curso superior em Educação Física no PARFOR, onde pude dialogar com diversas teorias da área, ressignificando a minha prática pedagógica cotidiana. \r\n
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO Trata-se do relato de experiência sobre a atuação pedagógica de um oficineiro do Programa Mais Educação,que ministrou oficinas de Judô em quatro escolas públicas da Rede Municipal de Educação de Campina Grande-PB, no ensino fundamental I.Teve o objetivo de refletir sobre os limites e possibilidades da formação docente, a partir da atuação enquanto agente cultural em uma política educacional que valoriza a relação entre escola e comunidade, abrindo caminhos para a formação inicial nas áreas contempladas em seus macrocampos. Enquanto resultados, destaca que as atividades desenvolvidas durante as aulas foram ganhando o contexto social de cada escola, buscando respeitar os indivíduos e incluí-los de forma efetiva nas aulas em prol de um equilíbrio em que situações competitivas ou não tiveram uma conotação favorável em cada campo do conhecimento. Ao longo do trabalho, a aprendizagem começou a atender às expectativas. Se, antes, os alunos se mostravam dispersos, com o tempo, mostravam-se cada vez mais interessados e familiarizados com a rotina do judô. Os exercícios que pareciam ser um grande desafio aos poucos foram sendo superados. Nesse formato de aulas, em que a ludicidade foi o fio condutor da aprendizagem, acredito ter obtido sucesso e alcançado para além dos meus objetivos imediatos.Nesse sentido, destaco que a experiência junto ao programa Mais Educação possibilitou a continuidade dos meus investimentos existenciais e profissionais com a arte, dessa vez me aproximando da perspectiva do professor-pesquisador, a partir da entrada em um curso superior em Educação Física no PARFOR, onde pude dialogar com diversas teorias da área, ressignificando a minha prática pedagógica cotidiana. PALAVRAS-CHAVE: Judô, Formação de professores, Programa Mais Educação, Ludicidade.

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