RESUMO
Trata-se do relato de experiência sobre a atuação pedagógica de um oficineiro do Programa Mais Educação,que ministrou oficinas de Judô em quatro escolas públicas da Rede Municipal de Educação de Campina Grande-PB, no ensino fundamental I.Teve o objetivo de refletir sobre os limites e possibilidades da formação docente, a partir da atuação enquanto agente cultural em uma política educacional que valoriza a relação entre escola e comunidade, abrindo caminhos para a formação inicial nas áreas contempladas em seus macrocampos. Enquanto resultados, destaca que as atividades desenvolvidas durante as aulas foram ganhando o contexto social de cada escola, buscando respeitar os indivíduos e incluí-los de forma efetiva nas aulas em prol de um equilíbrio em que situações competitivas ou não tiveram uma conotação favorável em cada campo do conhecimento. Ao longo do trabalho, a aprendizagem começou a atender às expectativas. Se, antes, os alunos se mostravam dispersos, com o tempo, mostravam-se cada vez mais interessados e familiarizados com a rotina do judô. Os exercícios que pareciam ser um grande desafio aos poucos foram sendo superados. Nesse formato de aulas, em que a ludicidade foi o fio condutor da aprendizagem, acredito ter obtido sucesso e alcançado para além dos meus objetivos imediatos.Nesse sentido, destaco que a experiência junto ao programa Mais Educação possibilitou a continuidade dos meus investimentos existenciais e profissionais com a arte, dessa vez me aproximando da perspectiva do professor-pesquisador, a partir da entrada em um curso superior em Educação Física no PARFOR, onde pude dialogar com diversas teorias da área, ressignificando a minha prática pedagógica cotidiana.
PALAVRAS-CHAVE: Judô, Formação de professores, Programa Mais Educação, Ludicidade.