O projeto para confecção de brinquedo pedagógico, utilizando-se de materiais reutilizáveis, traz, em si, o desafio da multidisciplinaridade, visto ser permeado por discussões, além das pertinentes aos fundamentos do design e ao design social, à psicologia da educação, por tratar-se da construção de um instrumento didático; ao meio ambiente e à educação ambiental, em função da natureza da sua matéria prima e da relação desta com os seus usuários e o brinquedo, por ser sua finalidade a produção de um artefato destinado à brincadeira. Dessa forma, inter-relacionar disciplinas, para que seja esclarecida a finalidade dessa pesquisa, passa a ser primordial, visto que o seu objeto, nessa perspectiva, passa a ter o papel integrador de objetivos ora indissociáveis, que deverão ser contemplados e bem definidos através dos referenciais teóricos, então revisitados. Essa proposta adquire um papel ainda mais complexo, quando da sua aplicação no ambiente escolar, que também propõe a inclusão social por meio do brincar e do aprendizado. A construção de um brinquedo com a finalidade atender ao processo de alfabetização como ferramenta didática é, deveras, intrigante para o designer. Ainda mais intrigante, quando sua matéria prima é o material reaproveitado. A multidisciplinaridade que se aponta nessa tarefa, deve envolver desde os princípios do design, passando pelas reflexões acerca da psicologia da educação, da educação no Brasil, pelas observações do meio ambiente e educação ambiental, para que, finalmente se materialize como um produto fundamentado no design. É dessa forma, que o brinquedo passa a ser veículo de valores que vão muito além do lúdico, em que os alunos passam a ser encarados como cidadãos em formação, inseridos num contexto social e cultural que se expressa de acordo com a realidade histórica das localidades da sua utilização. Assim, a construção do brinquedo educativo que atenda a essa expectativa, deve passar por discussões como a sua contextualização – a partir da observância das realidades ambiental, social, cultural e econômica das comunidades escolares – e da adequação ao estágio de desenvolvimento psíquico das crianças, como futuras usuárias. Além disso, vale destacar o apoio do projeto na formação de pessoas com maior identificação com os problemas ambientais que vivemos, destacando também aspectos de ecologia e educação ambiental envolvidos na reutilização de materiais, em um esforço para trazer para sala de aula questões como reciclagem, reaproveitamento, acúmulo, gerenciamento de resíduos, etc. A pesquisa ainda possibilitará o conhecimento mais aprofundado das necessidades e dificuldades de professores e crianças no que tange a transmissão de conhecimento e, consequentemente, a formação dessas crianças. Por fim, tendo como objeto principal buscar materiais descartados de fácil acesso, que possam ser reaproveitados para a confecção de brinquedos pedagógicos por professores de escolas públicas do Ensino Básico em Cabedelo. Espera-se que esta pesquisa possa trazer além destes benefícios citados grandes contribuições científicas.