EDUCAÇÃO BILINGUE: CONSTITUINDO O SURDO COMO SUJEITO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22844 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 573 "inscrito_id" => 3504 "titulo" => "EDUCAÇÃO BILINGUE: CONSTITUINDO O SURDO COMO SUJEITO" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo sumarizar as principais pesquisas sobre a proposta de educação bilíngue para os surdos e através deste método de ensino trazer contribuições na constituição do surdo como sujeito. A metodologia de pesquisa utilizada foi à bibliográfica. Nesta, o sujeito deve adquirir a língua de sinais, como primeira língua, de forma natural e uma segunda língua, a língua da sociedade ouvinte majoritária (oral e/ou escrita), construídas por intermédio das bases linguísticas obtidas por meio da língua de sinais. Neste texto, são discutidos alguns aspectos importantes sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e sua aquisição pela criança surda, no que se refere ao desenvolvimento da linguagem, cognição e interação social. A Língua de Sinais, sendo uma língua natural da comunidade surda, permite ao Surdo “falar” e desta forma, utilizando as mãos comunica o que pensa e o que sente (TANYA, 2001). O acesso a esta língua é primordial na construção da identidade da pessoa surda em todos os seus aspectos, a saber, linguísticos, cognitivo e social. Exposto a Libras o mais precoce possível, o sujeito surdo teria assim garantido seu direito a uma língua de fato. Também se discute a importância da inserção da criança surda na educação bilíngue para formação dos processos identificatórios e culturais importantes na sua constituição como sujeito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "SURDEZ, LÍNGUA DE SINAIS, EDUCAÇÃO BILINGUE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID3504_11102016122559.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE MELO GURJÃO ROLDÃO" "autor_nome_curto" => "MICHELLE" "autor_email" => "michelle.tutora.letras.li" "autor_ies" => "UNICAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22844 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 573 "inscrito_id" => 3504 "titulo" => "EDUCAÇÃO BILINGUE: CONSTITUINDO O SURDO COMO SUJEITO" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo sumarizar as principais pesquisas sobre a proposta de educação bilíngue para os surdos e através deste método de ensino trazer contribuições na constituição do surdo como sujeito. A metodologia de pesquisa utilizada foi à bibliográfica. Nesta, o sujeito deve adquirir a língua de sinais, como primeira língua, de forma natural e uma segunda língua, a língua da sociedade ouvinte majoritária (oral e/ou escrita), construídas por intermédio das bases linguísticas obtidas por meio da língua de sinais. Neste texto, são discutidos alguns aspectos importantes sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e sua aquisição pela criança surda, no que se refere ao desenvolvimento da linguagem, cognição e interação social. A Língua de Sinais, sendo uma língua natural da comunidade surda, permite ao Surdo “falar” e desta forma, utilizando as mãos comunica o que pensa e o que sente (TANYA, 2001). O acesso a esta língua é primordial na construção da identidade da pessoa surda em todos os seus aspectos, a saber, linguísticos, cognitivo e social. Exposto a Libras o mais precoce possível, o sujeito surdo teria assim garantido seu direito a uma língua de fato. Também se discute a importância da inserção da criança surda na educação bilíngue para formação dos processos identificatórios e culturais importantes na sua constituição como sujeito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "SURDEZ, LÍNGUA DE SINAIS, EDUCAÇÃO BILINGUE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID3504_11102016122559.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE MELO GURJÃO ROLDÃO" "autor_nome_curto" => "MICHELLE" "autor_email" => "michelle.tutora.letras.li" "autor_ies" => "UNICAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }