DIVERSIDADE CULTURAL/RELIGIOSA NA AMBIÊNCIA ESCOLAR
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22832 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 734 "inscrito_id" => 3287 "titulo" => "DIVERSIDADE CULTURAL/RELIGIOSA NA AMBIÊNCIA ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir a forma como o componente curricular Ensino Religioso é vivenciado nas escolas públicas brasileiras. O Estado se declara laico e a matrícula neste componente curricular é obrigatória quanto à oferta, porém, ao estudante, é facultado o direito de escolher se quer ou não participar das aulas. No Brasil, a Constituição garante o direito de cada pessoa escolher seu credo e professá-lo da forma que lhe aprouver. Porém, ainda é comum ver atitudes de intolerância religiosa quando se brinca com o sagrado do outro ou mesmo quando as relações terminam em agressões. A escola, por ser um espaço democrático, acaba tendo que lidar com estes comportamentos que, muitas vezes, atrapalham o curso do trabalho pedagógico. Assim, sentimos a necessidade de discutir esta questão refletindo sobre como se dá o processo de laicidade, de formação dos professores deste componente curricular, da escolha dos Direitos de Aprendizagem e do processo de inclusão de todas as pessoas no ambiente escolar para que se sintam pertencentes ao mundo e possam viver de forma consciente e conviver com as outras pessoas de forma harmoniosa. O conhecimento da cultura do outro facilita a compreensão e aceitação do seu jeito de ser, de pensar e de estar no mundo. A religião é vista por uns como via de desencantamento, como afirma Weber e por outros, como Pierucci, como via de reencantamento do mundo. Quanto à escolha dos Direitos de Aprendizagem, o FONAPER orienta que sejam trabalhados na perspectiva das Ciências da Religião para evitar o doutrinamento, o fundamentalismo e o proselitismo. Esta pesquisa faz parte do trabalho que estamos desenvolvendo no mestrado em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-17 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE RELIGIOSA" "palavra_chave" => "ENSINO RELIGIOSO, INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, DIREITOS DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA17_ID3287_13102016184317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EUNAIDE MONTEIRO DE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "EUNAIDE" "autor_email" => "eunaidemonteiro28@yahoo.c" "autor_ies" => "FACHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22832 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 734 "inscrito_id" => 3287 "titulo" => "DIVERSIDADE CULTURAL/RELIGIOSA NA AMBIÊNCIA ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir a forma como o componente curricular Ensino Religioso é vivenciado nas escolas públicas brasileiras. O Estado se declara laico e a matrícula neste componente curricular é obrigatória quanto à oferta, porém, ao estudante, é facultado o direito de escolher se quer ou não participar das aulas. No Brasil, a Constituição garante o direito de cada pessoa escolher seu credo e professá-lo da forma que lhe aprouver. Porém, ainda é comum ver atitudes de intolerância religiosa quando se brinca com o sagrado do outro ou mesmo quando as relações terminam em agressões. A escola, por ser um espaço democrático, acaba tendo que lidar com estes comportamentos que, muitas vezes, atrapalham o curso do trabalho pedagógico. Assim, sentimos a necessidade de discutir esta questão refletindo sobre como se dá o processo de laicidade, de formação dos professores deste componente curricular, da escolha dos Direitos de Aprendizagem e do processo de inclusão de todas as pessoas no ambiente escolar para que se sintam pertencentes ao mundo e possam viver de forma consciente e conviver com as outras pessoas de forma harmoniosa. O conhecimento da cultura do outro facilita a compreensão e aceitação do seu jeito de ser, de pensar e de estar no mundo. A religião é vista por uns como via de desencantamento, como afirma Weber e por outros, como Pierucci, como via de reencantamento do mundo. Quanto à escolha dos Direitos de Aprendizagem, o FONAPER orienta que sejam trabalhados na perspectiva das Ciências da Religião para evitar o doutrinamento, o fundamentalismo e o proselitismo. Esta pesquisa faz parte do trabalho que estamos desenvolvendo no mestrado em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-17 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE RELIGIOSA" "palavra_chave" => "ENSINO RELIGIOSO, INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, DIREITOS DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA17_ID3287_13102016184317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EUNAIDE MONTEIRO DE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "EUNAIDE" "autor_email" => "eunaidemonteiro28@yahoo.c" "autor_ies" => "FACHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }