LUDO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS EM LIBRAS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23057 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1018 "inscrito_id" => 4168 "titulo" => "LUDO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS EM LIBRAS" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma proposta lúdica para o Ensino de surdos pela componente curricular de Matemática. O Ensino de Matemática é considerado por muitos estudantes como difícil, com isso, fomos à busca de uma alternativa metodológica para o Ensino e aprendizagem de estudantes surdos nessa disciplina. Nessa perspectiva, a utilização jogo Lúdico em libras é um método alternativo que contribuir para o melhor desempenho dos alunos surdos, o jogo tem como função conceber um clima de sedução, desafiando o discente a problematizar e a pensar, proporcionando ao aluno com maior dificuldade de aprendizagem uma nova chance de entender os conteúdos da respectiva disciplina despertando no estudante motivação e interesse pelo conteúdo. O Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas (PDVL – IFPE) tem como objetivo geral desenvolver ações que auxiliem no fomentar do interesse para os cursos de Licenciatura em Química do IFPE – Campus Vitória, o GT de Jogos Didáticos no Ensino de Química vem com o intuito de estimular os discentes com esse meio didático para a disciplina de exatas. Seguimos o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) que é baseada pela Teoria dos Construtos Pessoais (TCP) de George Kelly nas atividades lúdicas a serem desenvolvidas. O jogo “Ludo das Operações Matemáticas em Libras” foi desenvolvido com a finalidade de ajudar estudantes surdos a realizas os quatro tipos de operações matemáticas através linguagem de sinais fazendo com que o aluno da educação básica consiga facilitar de forma lúdica sua aprendizagem. Baseados a cada etapa do CEK, podemos afirmar que a proposta de intervenção com este jogo didático no Ensino de Matemática contribuiu satisfatoriamente no processo de ensino aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ESTUDANTES SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID4168_23102016224617.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANUBIA OLIVEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DANÚBIA OLIVEIR" "autor_email" => "danubia.nubia16@hotmail.c" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23057 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1018 "inscrito_id" => 4168 "titulo" => "LUDO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS EM LIBRAS" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma proposta lúdica para o Ensino de surdos pela componente curricular de Matemática. O Ensino de Matemática é considerado por muitos estudantes como difícil, com isso, fomos à busca de uma alternativa metodológica para o Ensino e aprendizagem de estudantes surdos nessa disciplina. Nessa perspectiva, a utilização jogo Lúdico em libras é um método alternativo que contribuir para o melhor desempenho dos alunos surdos, o jogo tem como função conceber um clima de sedução, desafiando o discente a problematizar e a pensar, proporcionando ao aluno com maior dificuldade de aprendizagem uma nova chance de entender os conteúdos da respectiva disciplina despertando no estudante motivação e interesse pelo conteúdo. O Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas (PDVL – IFPE) tem como objetivo geral desenvolver ações que auxiliem no fomentar do interesse para os cursos de Licenciatura em Química do IFPE – Campus Vitória, o GT de Jogos Didáticos no Ensino de Química vem com o intuito de estimular os discentes com esse meio didático para a disciplina de exatas. Seguimos o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) que é baseada pela Teoria dos Construtos Pessoais (TCP) de George Kelly nas atividades lúdicas a serem desenvolvidas. O jogo “Ludo das Operações Matemáticas em Libras” foi desenvolvido com a finalidade de ajudar estudantes surdos a realizas os quatro tipos de operações matemáticas através linguagem de sinais fazendo com que o aluno da educação básica consiga facilitar de forma lúdica sua aprendizagem. Baseados a cada etapa do CEK, podemos afirmar que a proposta de intervenção com este jogo didático no Ensino de Matemática contribuiu satisfatoriamente no processo de ensino aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ESTUDANTES SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID4168_23102016224617.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANUBIA OLIVEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DANÚBIA OLIVEIR" "autor_email" => "danubia.nubia16@hotmail.c" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }