DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DISLEXIA
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Assim, esse estudo tem como objetivos, analisar as Possibilidades e os Desafios que os Gestores escolares e os Coordenadores pedagógicos enfrentam na inclusão da criança disléxica. Além de: descrever o papel da gestão escolar e coordenação pedagógica no sistema de ensino para educação inclusiva; discutir sobre a educação inclusiva frente às novas perspectivas e políticas educacionais; apontar o conceito de dislexia, sua historicidade e implicações no processo de aprendizagem. Neste sentido, utilizamos a metodologia qualitativa. A obtenção dos dados para a composição desse trabalho se constituiu através de estudos bibliográficos, e a partir de uma pesquisa de campo, tendo como abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada, em que tivemos como sujeitos, dois gestores e dois coordenadores de escolas municipais e estaduais de ensino do Recife. Realizamos a análise dos dados segundo a proposta de Bardin à luz da análise de conteúdos: a) os trabalhos realizados pela Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica para proporcionar a inclusão do estudante disléxico; b) dificuldades na identificação da criança com dislexia na escola; c) Estratégias didáticas desenvolvidas na escola para proporcionar a inclusão do estudante com dislexia no ensino regular; d) desafios dos gestores e coordenadores pedagógicos para possibilitar a inclusão do estudante disléxico no ambiente escolar.A partir destes resultados da pesquisa, observamos que, nas duas escolas são bem semelhantes, nas formas de promover a inclusão de crianças com dislexia, mais que ainda há muito trabalho a realizar, princialmente quando identificamos a falta de uma Politica Específica para os discentes disléxicos. 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