CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE PARA ALUNOS CADEIRANTES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE REMÍGIO-PB
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22760 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 664 "inscrito_id" => 601 "titulo" => "CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE PARA ALUNOS CADEIRANTES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE REMÍGIO-PB" "resumo" => "Este trabalho teve o objetivo de avaliar as condições de acessibilidade de uma escola estadual da zona urbana do município de Remígio, estado da Paraíba. O trabalho foi desenvolvido por meio de observações diretas, constituindo-se em uma pesquisa de cunho descritivo qualitativo. Durante este período foi realizado o registro fotográfico e a medição de todos os pontos presentes no roteiro já estruturado pelos pesquisadores, tomando por base os conceitos adotados para acessibilidade pela Norma Nº 9050/2015, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os dados foram organizados em temáticas a partir do roteiro utilizado como instrumento de pesquisa. São elas: edificação externa e edificação interna. Foram delimitados os seguintes pontos para observação: entradas principais; estacionamentos com reserva de vagas; sinalização informativa; existência de rampas e seus dados de medição (largura e inclinação); existência de corrimões; largura dos corredores e tipo de piso das rotas acessíveis; largura das portas; altura das janelas; rebaixamento das calçadas; banheiros acessíveis; tipos de carteiras escolares; localização da lousa; biblioteca e quadra de esportes. Os pontos acima citados foram avaliados seguindo os critérios descritos pela NBR 9050/2015. Como resultado da pesquisa, foi constatado que a escola precisa melhorar em diversos aspectos suas condições de acessibilidade, tais como: entradas principais, rampas, quadra de esportes, estacionamento com reserva de vagas, sanitários, portas das salas de aula, janelas, bebedouro e biblioteca, pois as edificações antigas apresentam inúmeros obstáculos arquitetônicos que dificultam a acessibilidade de Pessoas em Cadeira de Rodas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "PESSOAS EM CADEIRA DE RODAS, DEFICIÊNCIA FÍSICA, INCLUSÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID601_13102016100436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA MOREIRA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "JANAINA BRITO" "autor_email" => "janaina.brito1@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22760 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 664 "inscrito_id" => 601 "titulo" => "CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE PARA ALUNOS CADEIRANTES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE REMÍGIO-PB" "resumo" => "Este trabalho teve o objetivo de avaliar as condições de acessibilidade de uma escola estadual da zona urbana do município de Remígio, estado da Paraíba. O trabalho foi desenvolvido por meio de observações diretas, constituindo-se em uma pesquisa de cunho descritivo qualitativo. Durante este período foi realizado o registro fotográfico e a medição de todos os pontos presentes no roteiro já estruturado pelos pesquisadores, tomando por base os conceitos adotados para acessibilidade pela Norma Nº 9050/2015, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os dados foram organizados em temáticas a partir do roteiro utilizado como instrumento de pesquisa. São elas: edificação externa e edificação interna. Foram delimitados os seguintes pontos para observação: entradas principais; estacionamentos com reserva de vagas; sinalização informativa; existência de rampas e seus dados de medição (largura e inclinação); existência de corrimões; largura dos corredores e tipo de piso das rotas acessíveis; largura das portas; altura das janelas; rebaixamento das calçadas; banheiros acessíveis; tipos de carteiras escolares; localização da lousa; biblioteca e quadra de esportes. Os pontos acima citados foram avaliados seguindo os critérios descritos pela NBR 9050/2015. Como resultado da pesquisa, foi constatado que a escola precisa melhorar em diversos aspectos suas condições de acessibilidade, tais como: entradas principais, rampas, quadra de esportes, estacionamento com reserva de vagas, sanitários, portas das salas de aula, janelas, bebedouro e biblioteca, pois as edificações antigas apresentam inúmeros obstáculos arquitetônicos que dificultam a acessibilidade de Pessoas em Cadeira de Rodas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "PESSOAS EM CADEIRA DE RODAS, DEFICIÊNCIA FÍSICA, INCLUSÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID601_13102016100436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA MOREIRA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "JANAINA BRITO" "autor_email" => "janaina.brito1@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }