O presente trabalho visa refletir sobre o processo de construção da discussão a respeito da temática de Cidadania e Direitos no ambiente escolar, tendo como escopo principal a leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, entendendo que este representa um marco fundamental à transversalidade dos Direitos Humanos dentro das disciplinas praticadas na Escola. Acreditamos que a Escola é o ambiente mais apropriado e adequado para a construção de núcleos de “multiplicadores de direitos humanos”. E isso a partir de um processo de formação de estudantes e professores, atingindo, necessariamente, o paradoxo que aflige a temática dos Direitos Humanos: a falta de informação. Como tentativa de enfrentar esse descompasso, buscamos promover a ideia da cidadania como condição fundamental à construção de uma sociedade mais justa, o que levaria ao respeito incondicional do acesso ao mínimo existencial para a consolidação da dignidade da pessoa humana. O desafio que podemos verificar é justamente a concretização, a realização de dois princípios fundamentais que se encontram exortados na Carta Constitucional de 1988, por influência da Declaração Universal dos Direitos Humanos: a dignidade e a cidadania. Isto, por sua vez se relaciona diretamente com a positivação dos direitos, elementos essenciais à regulação da sociedade e da atividade do Estado e de suas políticas e ações. E a solução geralmente apontada no processo em discussão, lança sempre o olhar para a Educação em Direitos Humanos, dado o seu enorme potencial em formar não só mentalidades, mas também comportamentos e atitudes direcionadas para a efetivação da dignidade da pessoa humana e da cidadania. E é justamente na busca pelo atendimento à demanda da Educação em Direitos Humanos que se insere a necessidade do debate no ambiente escolar, uma vez que este se compõe como campo nato à prática educativa e reflexiva em nossa sociedade. Se faz importante denotar que ação educativa abrange não somente os sujeitos diretamente envolvidos no cotidiano escolar, mas também precisa contar com o apoio e com o acompanhamento daqueles que constroem as esferas de atuação dentro da escola a saber: estudantes, professores, família e comunidade.