CIDADANIA E DIREITOS NO AMBIENTE ESCOLAR: FORMANDO CIDADÃOS, TRANSFORMANDO REALIDADES ATRAVÉS DO ESTUDO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.
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O desafio que podemos verificar é justamente a concretização, a realização de dois princípios fundamentais que se encontram exortados na Carta Constitucional de 1988, por influência da Declaração Universal dos Direitos Humanos: a dignidade e a cidadania. Isto, por sua vez se relaciona diretamente com a positivação dos direitos, elementos essenciais à regulação da sociedade e da atividade do Estado e de suas políticas e ações. E a solução geralmente apontada no processo em discussão, lança sempre o olhar para a Educação em Direitos Humanos, dado o seu enorme potencial em formar não só mentalidades, mas também comportamentos e atitudes direcionadas para a efetivação da dignidade da pessoa humana e da cidadania. E é justamente na busca pelo atendimento à demanda da Educação em Direitos Humanos que se insere a necessidade do debate no ambiente escolar, uma vez que este se compõe como campo nato à prática educativa e reflexiva em nossa sociedade. 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