AS POLÍTICAS CURRICULARES ENQUANTO DISCURSO: UM OLHAR PARA O/S CURRÍCULO/S A PARTIR DO DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22704 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 77 "inscrito_id" => 515 "titulo" => "AS POLÍTICAS CURRICULARES ENQUANTO DISCURSO: UM OLHAR PARA O/S CURRÍCULO/S A PARTIR DO DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS" "resumo" => "O presente artigo apresenta algumas considerações acerca do multiculturalismo como abordagem que promove um diálogo com as diferenças na elaboração e nos encaminhamentos reais do currículo escolar. No entanto, apresentamos ao longo do texto a importância de analisar a literatura pós-moderna sobre as concepções de currículo, bem como interpretar seus sentidos e significados. A partir dos estudos de Lopes (2004; 2006), Macedo (2006), Quijano (2005), Santos e Meneses (2009), Silva (2002), Canen e Moreira (2001), Moreira e Candau (2013) nos propomos a discutir sobre a importância de analisar os currículos escolares e as práticas curriculares e educativas a partir de uma abordagem teórica multicultural, ressaltando a educação como direito humano subjetivo. A natureza da metodologia desta pesquisa é bibliográfica, e por fim, situamos a necessidade de romper com o paradigma dominante e ampararmos no paradigma emergente, trazendo a utopia como uma epistemologia das possibilidades, uma abordagem que proporciona o diálogo em sua completude com as diferenças e contribua para o debate sobre a necessidade de uma elaboração de um currículo que problematize as diferenças e questões socioculturais, um currículo pautado no multiculturalismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "POLÍTICAS CURRICULARES, CURRÍCULO, DIFERENÇA, MULTICULTURALISMO, MULTICULTURALISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID515_24082016092435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA ROCHELLY DA SILVA RAMOS" "autor_nome_curto" => "ROCHELLY RAMOS" "autor_email" => "rochellyramos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22704 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 77 "inscrito_id" => 515 "titulo" => "AS POLÍTICAS CURRICULARES ENQUANTO DISCURSO: UM OLHAR PARA O/S CURRÍCULO/S A PARTIR DO DIÁLOGO COM AS DIFERENÇAS" "resumo" => "O presente artigo apresenta algumas considerações acerca do multiculturalismo como abordagem que promove um diálogo com as diferenças na elaboração e nos encaminhamentos reais do currículo escolar. No entanto, apresentamos ao longo do texto a importância de analisar a literatura pós-moderna sobre as concepções de currículo, bem como interpretar seus sentidos e significados. A partir dos estudos de Lopes (2004; 2006), Macedo (2006), Quijano (2005), Santos e Meneses (2009), Silva (2002), Canen e Moreira (2001), Moreira e Candau (2013) nos propomos a discutir sobre a importância de analisar os currículos escolares e as práticas curriculares e educativas a partir de uma abordagem teórica multicultural, ressaltando a educação como direito humano subjetivo. A natureza da metodologia desta pesquisa é bibliográfica, e por fim, situamos a necessidade de romper com o paradigma dominante e ampararmos no paradigma emergente, trazendo a utopia como uma epistemologia das possibilidades, uma abordagem que proporciona o diálogo em sua completude com as diferenças e contribua para o debate sobre a necessidade de uma elaboração de um currículo que problematize as diferenças e questões socioculturais, um currículo pautado no multiculturalismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "POLÍTICAS CURRICULARES, CURRÍCULO, DIFERENÇA, MULTICULTURALISMO, MULTICULTURALISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID515_24082016092435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA ROCHELLY DA SILVA RAMOS" "autor_nome_curto" => "ROCHELLY RAMOS" "autor_email" => "rochellyramos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }