O presente artigo apresenta algumas considerações acerca do multiculturalismo como abordagem que promove um diálogo com as diferenças na elaboração e nos encaminhamentos reais do currículo escolar. No entanto, apresentamos ao longo do texto a importância de analisar a literatura pós-moderna sobre as concepções de currículo, bem como interpretar seus sentidos e significados. A partir dos estudos de Lopes (2004; 2006), Macedo (2006), Quijano (2005), Santos e Meneses (2009), Silva (2002), Canen e Moreira (2001), Moreira e Candau (2013) nos propomos a discutir sobre a importância de analisar os currículos escolares e as práticas curriculares e educativas a partir de uma abordagem teórica multicultural, ressaltando a educação como direito humano subjetivo. A natureza da metodologia desta pesquisa é bibliográfica, e por fim, situamos a necessidade de romper com o paradigma dominante e ampararmos no paradigma emergente, trazendo a utopia como uma epistemologia das possibilidades, uma abordagem que proporciona o diálogo em sua completude com as diferenças e contribua para o debate sobre a necessidade de uma elaboração de um currículo que problematize as diferenças e questões socioculturais, um currículo pautado no multiculturalismo.