A IMPORTÂNCIA DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NO ÂMBITO ESCOLAR
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22567 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 666 "inscrito_id" => 3214 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NO ÂMBITO ESCOLAR" "resumo" => "Por ser visto como um continente de historiografia escassa logo, a África passou a ser vista como insignificante para a história oficial, graças a isso durante muito tempo construiu-se uma imagem estereotipada sobre a África mediante a sua quase inexistência nos livros didáticos. Após a inserção da história desse continente no meio escolar passou-se a conhecer a África exclusivamente como produtora de escravizados não dando o devido reconhecimento a suas religiões, cultura, filosofia, e etc. Dessa forma esse olhar simplista e superficial para a África acabou gerando uma série de preconceitos, dentre eles o preconceito religioso. Então, como lidar com esse preconceito religioso que ainda hoje constantemente permeia o ambiente escolar e para além dele? Qual a melhor metodologia para desconstruir a imagem, construída de forma enraizada nas cabeças de pais e alunos, a respeito da África e tudo que a cerca ligando-a diretamente a fome, miséria, escravidão e por vezes a algo diabólico? Pensando sobre o preconceito sofrido por crianças praticantes de religiões de matrizes africanas, o presente artigo busca, com base principalmente no livro da pesquisadora e escritora Stela Guedes Caputo “Educação nos terreiros, e como a escola se relaciona com crianças de candomblé” e no artigo de autoria de Roberta Bivar C. Campos e Juliana Cíntia Lima Silva “Quando eu crescer vou escolher minha religião! A reinvenção da religião dos brasileiros através do olhar infantil”, desconstruir esse preconceito plantado, desenvolvido e naturalizado ao longo dos anos tanto para os adultos como para as crianças. Trazendo a tona a necessidade de abordar a temática das religiões de matrizes africanas no ambiente escolar para gerar conhecimento e com isso a desconstrução do preconceito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-17 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE RELIGIOSA" "palavra_chave" => "ÁFRICA, RELIGIÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA17_ID3214_13102016102554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMIRI DA SILVA MENDES" "autor_nome_curto" => "SAMIRI MENDES" "autor_email" => "samiry.mendes2010@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22567 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 666 "inscrito_id" => 3214 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NO ÂMBITO ESCOLAR" "resumo" => "Por ser visto como um continente de historiografia escassa logo, a África passou a ser vista como insignificante para a história oficial, graças a isso durante muito tempo construiu-se uma imagem estereotipada sobre a África mediante a sua quase inexistência nos livros didáticos. Após a inserção da história desse continente no meio escolar passou-se a conhecer a África exclusivamente como produtora de escravizados não dando o devido reconhecimento a suas religiões, cultura, filosofia, e etc. Dessa forma esse olhar simplista e superficial para a África acabou gerando uma série de preconceitos, dentre eles o preconceito religioso. Então, como lidar com esse preconceito religioso que ainda hoje constantemente permeia o ambiente escolar e para além dele? Qual a melhor metodologia para desconstruir a imagem, construída de forma enraizada nas cabeças de pais e alunos, a respeito da África e tudo que a cerca ligando-a diretamente a fome, miséria, escravidão e por vezes a algo diabólico? Pensando sobre o preconceito sofrido por crianças praticantes de religiões de matrizes africanas, o presente artigo busca, com base principalmente no livro da pesquisadora e escritora Stela Guedes Caputo “Educação nos terreiros, e como a escola se relaciona com crianças de candomblé” e no artigo de autoria de Roberta Bivar C. Campos e Juliana Cíntia Lima Silva “Quando eu crescer vou escolher minha religião! A reinvenção da religião dos brasileiros através do olhar infantil”, desconstruir esse preconceito plantado, desenvolvido e naturalizado ao longo dos anos tanto para os adultos como para as crianças. Trazendo a tona a necessidade de abordar a temática das religiões de matrizes africanas no ambiente escolar para gerar conhecimento e com isso a desconstrução do preconceito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-17 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE RELIGIOSA" "palavra_chave" => "ÁFRICA, RELIGIÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA17_ID3214_13102016102554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMIRI DA SILVA MENDES" "autor_nome_curto" => "SAMIRI MENDES" "autor_email" => "samiry.mendes2010@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }