A matemática é uma ciência interdisciplinar, fazendo-se necessária em diversas áreas de conhecimento e nas relações diárias da sociedade. Como disciplina do currículo escolar, é base para outras, a exemplo de química e de física. Em nível nacional, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) preconiza a alfabetização dessa matéria até os oito anos de idade de todas as crianças; e nesse conjunto estão as crianças com deficiência visual, que são consideradas por diversos dispositivos legais na perspectiva da educação especial e, mais recentemente, da educação inclusiva. Nesse sentido, este relato é parte de uma pesquisa maior com foco na alfabetização matemática de pessoas com deficiência visual. O caso em estudo tem como sujeito um adolescente de 12 anos, cego desde os 10 anos e que estuda em uma escola municipal de uma pequena cidade localizada no sertão da Paraíba. A fim de divulgar a metodologia em experimento com o protagonista dessa história, serão relatadas três intervenções realizadas nos meses de agosto e setembro de 2016, durante o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nos quais foi explorado o conteúdo de potenciação.