Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DE UM REPOSITÓRIO DIGITAL COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO E COMPARTILHAMENTO DE DOCUMENTOS PARA FINS DE PESQUISA

Palavra-chaves: REPOSITÓRIO DIGITAL, FONTES, ACESSO, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo é fruto das atividades desenvolvidas pelo projeto de pesquisa PIBIC (2015/2016) intitulado: “Impressos pedagógicos, jornais e documentos escolares como fontes para a história da educação de Bananeiras durante as décadas de 1920-1950”. Este trabalho de iniciação científica teve por objetivo geral investigar, coletar e digitalizar fontes documentais (jornais, revistas, documentos e demais impressos pedagógicos) que circularam em Campina Grande e em Bananeiras no período estudado. Cientes que novos desafios são vivenciados diariamente aos pesquisadores /historiadores da educação em seu relacionamento com as fontes, que vão muitas vezes da falta de socialização dos arquivos à preservação, consulta e distância - no espaço e no tempo - de muitos eventos históricos. Questões como essas têm impossibilitado o acesso dos pesquisadores a estes arquivos recheados de passado. Por isso, entre nossos objetivos ainda estava à constituição de um arquivo digital sob a guarda da Universidade Federal da Paraíba – Campus III. Nossa intenção permeava, especificamente, a disponibilização destas fontes digitalizadas à comunidade acadêmica, como também aos demais sujeitos habitantes da cidade de Bananeiras, como estímulo ao conhecimento e valorização de sua própria história. Para compor este artigo, buscamos como procedimento metodológico relatar os passos da pesquisa, que rodeiam desde o processo de levantamento, coleta e digitalização destes vestígios da história da educação de Bananeiras ao tracejo do percurso de criação e constituição do repositório digital “HEB – História da Educação do município de Bananeiras”, como um espaço democrático de socialização de fontes documentais para pesquisa em História da Educação da Paraíba. Neste contexto, nos amparamos teoricamente em autores como José Gondra, Diana Vidal e Clarice Nunes, que se dedicaram a estudar as fronteiras entre a História da Educação e as Novas Tecnologias, áreas do conhecimento aparentemente díspares, mas que muito se comunicam na arte e na tarefa de fazer pesquisa.

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