O artigo volta-se para a caracterização da Educação Bilíngue de surdos, desenvolvida através de uma revisão bibliográfica, fruto de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso/TCC concluída em 2015, tendo como título: “O processo de educação da pessoa surda nas escolas polo de João Pessoa: Inclusiva, bilíngue ou excludente?”, orientada pela Profa. Dra. Sandra Alves da Silva Santigo/UFPB, para obtenção da titulação de graduado no curso de Pedagogia com habilitação em Educação Especial da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Contudo, neste trabalho apresentar-se-á a Educação Bilíngue de surdos, entendendo que a entrada e permanência de tais estudantes na rede regular de ensino seguem alguns princípios norteadores, para além da promoção de matrículas. Neste processo, prevê-se a presença de profissionais que utilizam a Língua Brasileira de Sinais e que o processo ensino-aprendizagem seja estabelecido diretamente na relação professor/a e estudante surdo, e que toda a comunidade escolar tenha conhecimento do processo de educação de surdos em seus aspectos: curriculares, metodológicos e pedagógicos. Diante disto, busca-se trazer uma análise da política de educação de surdos, a fim de que se possa verificar a proposta educacional numa perspectiva bilíngue, sendo esta uma filosofia de educação aspirada pela comunidade surda, de acordo com suas necessidades. Portanto, sendo as esferas municipais, estaduais e federais as principais responsáveis para implantação de escolas ou classes bilíngues, tendo em vista, ser este modelo educacional estabelecido em nível nacional, através dos principais dispositivos legais e teóricos com orientações que visam para educação de surdos uma acessão aos níveis mais elevados de ensino.