A sociedade atual vem passando por mudanças advindas das novas tecnologias, o que tem refletido no modo de se repensar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, as novas posturas perante os novos modos de construção do conhecimento apontam para a necessidade de a escola abrir-se para novas práticas de leitura e de escrita. O presente estudo tem como objetivo primário discutir o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação, especificamente da ferramenta digital Blog, no contexto educacional, bem como observar o desempenho e a impressão de professores do ensino fundamental I a respeito da apropriação da ferramenta Blog, em um curso de extensão. Para tanto, realizamos uma pesquisa quantiqualitativa de perspectiva bibliográfica e interpretativista, tomando como base teórica os estudos de Komesu (2004), Rojo (2013), Marcuschi (2004) e Pinheiro (2013). A literatura investigada aponta o Blog como um recurso dinamizador de grande valia no ensino de Língua Portuguesa, bem como a pesquisa evidenciou que os professores investigados veem o blog como instrumento de ressignificação do ensino de Língua Portuguesa.