O presente artigo tem por objetivo apresentar as contribuições do Ciclo de Políticas de Ball como método analítico para as pesquisas de política e em políticas públicas. No entanto, partimos do pressuposto que toda política reflete uma correlação de forças e interesses e, portanto, para que haja um entendimento ampliado de como os interesses na política ganham corpo, da sua materialização e dos seus efeitos, necessitamos fazer uso de uma abordagem que compreenda as políticas públicas para a educação do campo nas suas dimensões micro e macro. Para tanto, nossos construtos teóricos se dão a partir de autores como Mainardes e Marcondes (2009) que subscreve uma entrevista com Stephen Ball em torno do ciclo de políticas e o diálogo entre justiça social, igualdade e liberdade individual, Mainardes (2006) e Mendonça (2007). Por fim, argumentamos sobre a concepção de política – política como texto, mas também como discurso- em que nos amparamos ao longo do estudo, enfatizando o universo de extrema complexidade do social que permeia as discussões acerca das políticas e destacando o ciclo de políticas públicas como abordagem analítica que proporciona a compreensão das políticas em sua completude.