Partindo do pressuposto que o ensino de história é um grande aliado na constituição e construção de identidades, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar como tal ensino tem contribuído para a desconstrução de preconceitos e discriminações com relação ao negro. Para tanto foi realizada uma pesquisa em uma escola pública municipal de Campina Grande nas séries iniciais do Ensino Fundamental e em uma escola da rede particular de ensino na educação infantil. A metodologia do referido trabalho é uma pesquisa In loco que se caracteriza como qualitativa e descritiva. Fundamentamo-nos em documentos oficiais sobre a temática em estudo, como: os Parâmetros Curriculares Nacionais volumes 8 e 10, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Racial e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Constatamos que é de fundamental importância trabalhar sobre as Relações Étnico-Raciais nas escolas, visto que são nelas onde ocorrem grandes manifestações de preconceitos. Para obter mudanças significativas no comportamento do alunado, é necessário que o ensino de história seja trabalhado cotidianamente e não de maneira pontual. O educador precisa utilizar metodologia que desperte curiosidade e senso crítico no alunado. Vale ressaltar a importância de estudar essa temática na formação docente, pois, o educador possui um papel transformador da sociedade.