Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM UMA ESCOLA PUBLICA E PARTICULAR NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, LEI 10.639, PRECONCEITOS Pôster (PO) Educação e Relações Étnico-Raciais
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Partindo do pressuposto que o ensino de história é um grande aliado na constituição e construção de identidades, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar como tal ensino tem contribuído para a desconstrução de preconceitos e discriminações com relação ao negro. Para tanto foi realizada uma pesquisa em uma escola pública municipal de Campina Grande nas séries iniciais do Ensino Fundamental e em uma escola da rede particular de ensino na educação infantil. A metodologia do referido trabalho é uma pesquisa In loco que se caracteriza como qualitativa e descritiva. Fundamentamo-nos em documentos oficiais sobre a temática em estudo, como: os Parâmetros Curriculares Nacionais volumes 8 e 10, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Racial e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Constatamos que é de fundamental importância trabalhar sobre as Relações Étnico-Raciais nas escolas, visto que são nelas onde ocorrem grandes manifestações de preconceitos. Para obter mudanças significativas no comportamento do alunado, é necessário que o ensino de história seja trabalhado cotidianamente e não de maneira pontual. O educador precisa utilizar metodologia que desperte curiosidade e senso crítico no alunado. Vale ressaltar a importância de estudar essa temática na formação docente, pois, o educador possui um papel transformador da sociedade.

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