A sociedade atual exige que seus partícipes dominem vasto conhecimento para comunicarem-se de forma proficiente e atuar profissionalmente. Contudo, a educação escolar não consegue atender adequadamente a essas demandas. O acesso à ela é efetivo, porém a permanência e o sucesso educacional constituem desafios aos sistemas de ensino. No Brasil, a partir da criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que combina resultados da Prova Brasil e taxa de aprovação escolar, é possível analisar o desempenho das escolas. Apesar da classificação entre escolas, consideramos importante compreender possibilidades de avanços a partir desses dados. Objetivou nesta pesquisa, de modo central, analisar a função do IDEB no cenário educativo nacional considerando os limites e as possibilidades para o avanço da educação. Especificamente, a) discutir a função e a importância do SAEB, Prova Brasil e IDEB para a Educação Básica do país, b) investigar a importância dos instrumentos de avaliação externa e c) mapear o desempenho do IDEB da Paraíba no período de 2005 a 2011. O estudo apresenta abordagem qualitativa a partir da análise de informações quantitativas e estatísticas de indicadores educacionais. Os dados apresentados foram coletados no sítio do MEC/INEP. A Paraíba, em relação ao IDEB da rede pública para a 4ª série/5º ano apresenta em 2011 um índice de 4,0 e atingiu um crescimento de 1,3. Para a 8ª série/9º ano, iniciou os cálculos com índice de 2,5 e cresceu 0,6 ao final de 2011. Em linhas gerais, o aumento do índice constitui tendência entre os estados analisados.