FIXANDO VOCABULÁRIO COM HOT POTATOES: UMA ATIVIDADE COM ALUNOS DO 5º ANO UTILIZANDO JCROSS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21056 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3105 "inscrito_id" => 12054 "titulo" => "FIXANDO VOCABULÁRIO COM HOT POTATOES: UMA ATIVIDADE COM ALUNOS DO 5º ANO UTILIZANDO JCROSS" "resumo" => "Nos dias atuais, temos à nossa disposição diversos programas e softwares que podem nos auxiliar, enquanto professores, a desenvolvermos os conteúdos programáticos em sala de aula. Mais do que uma opção, o uso das tecnologias digitais constituem uma convocação em meio à era tecnológica que estamos vivenciando. Nesse sentido, compreendemos que as TDIC estão sendo cada vez mais apreciadas para o campo do ensino e aprendizagem e, sugerindo especialmente para o papel do professor, um constante acompanhamento e reflexão dos desafios encontrados com a evolução dessas tecnologias. Entre as várias ferramentas que podem ser aliadas ao processo de ensino e aprendizagem, destacamos o Hot Potatoes, que é um software livre para uso educacional que possibilita a elaboração de exercícios interativos utilizando páginas web. Trata-se de uma ferramenta que está à disposição do professor para auxiliar suas aulas, bem como no reforço das temáticas abordadas, funcionando também como aliado para a avaliação da aprendizagem, diagnósticos de conhecimentos prévios dos alunos, realização de sondagem. É ainda um recurso atraente para os alunos por se tratar de uma tecnologia por eles utilizada como entretenimento. Diante dessa perspectiva, a nossa pesquisa objetiva verificar como o Hot Potatoes pode contribuir para o exercício de vocabulário na aulas de inglês, numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental, e como os alunos reagem mediante a utilização do JCross, bem como refletir sobre a motivação dos alunos do fundamental para as aulas de língua inglesa a partir do uso de jogos eletrônicos e cognitivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "HOT POTATOES, ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS, JOGOS COGNITIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA16_ID12054_18082016111207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO REYNALDO MARTINS GABRIEL" "autor_nome_curto" => "REYNALDO MARTIN" "autor_email" => "reygabriel2007@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21056 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3105 "inscrito_id" => 12054 "titulo" => "FIXANDO VOCABULÁRIO COM HOT POTATOES: UMA ATIVIDADE COM ALUNOS DO 5º ANO UTILIZANDO JCROSS" "resumo" => "Nos dias atuais, temos à nossa disposição diversos programas e softwares que podem nos auxiliar, enquanto professores, a desenvolvermos os conteúdos programáticos em sala de aula. Mais do que uma opção, o uso das tecnologias digitais constituem uma convocação em meio à era tecnológica que estamos vivenciando. Nesse sentido, compreendemos que as TDIC estão sendo cada vez mais apreciadas para o campo do ensino e aprendizagem e, sugerindo especialmente para o papel do professor, um constante acompanhamento e reflexão dos desafios encontrados com a evolução dessas tecnologias. Entre as várias ferramentas que podem ser aliadas ao processo de ensino e aprendizagem, destacamos o Hot Potatoes, que é um software livre para uso educacional que possibilita a elaboração de exercícios interativos utilizando páginas web. Trata-se de uma ferramenta que está à disposição do professor para auxiliar suas aulas, bem como no reforço das temáticas abordadas, funcionando também como aliado para a avaliação da aprendizagem, diagnósticos de conhecimentos prévios dos alunos, realização de sondagem. É ainda um recurso atraente para os alunos por se tratar de uma tecnologia por eles utilizada como entretenimento. Diante dessa perspectiva, a nossa pesquisa objetiva verificar como o Hot Potatoes pode contribuir para o exercício de vocabulário na aulas de inglês, numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental, e como os alunos reagem mediante a utilização do JCross, bem como refletir sobre a motivação dos alunos do fundamental para as aulas de língua inglesa a partir do uso de jogos eletrônicos e cognitivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "HOT POTATOES, ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS, JOGOS COGNITIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA16_ID12054_18082016111207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO REYNALDO MARTINS GABRIEL" "autor_nome_curto" => "REYNALDO MARTIN" "autor_email" => "reygabriel2007@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }