Nos dias atuais, temos à nossa disposição diversos programas e softwares que podem nos auxiliar, enquanto professores, a desenvolvermos os conteúdos programáticos em sala de aula. Mais do que uma opção, o uso das tecnologias digitais constituem uma convocação em meio à era tecnológica que estamos vivenciando. Nesse sentido, compreendemos que as TDIC estão sendo cada vez mais apreciadas para o campo do ensino e aprendizagem e, sugerindo especialmente para o papel do professor, um constante acompanhamento e reflexão dos desafios encontrados com a evolução dessas tecnologias. Entre as várias ferramentas que podem ser aliadas ao processo de ensino e aprendizagem, destacamos o Hot Potatoes, que é um software livre para uso educacional que possibilita a elaboração de exercícios interativos utilizando páginas web. Trata-se de uma ferramenta que está à disposição do professor para auxiliar suas aulas, bem como no reforço das temáticas abordadas, funcionando também como aliado para a avaliação da aprendizagem, diagnósticos de conhecimentos prévios dos alunos, realização de sondagem. É ainda um recurso atraente para os alunos por se tratar de uma tecnologia por eles utilizada como entretenimento. Diante dessa perspectiva, a nossa pesquisa objetiva verificar como o Hot Potatoes pode contribuir para o exercício de vocabulário na aulas de inglês, numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental, e como os alunos reagem mediante a utilização do JCross, bem como refletir sobre a motivação dos alunos do fundamental para as aulas de língua inglesa a partir do uso de jogos eletrônicos e cognitivos.