Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, QUESTIONÁRIO, ESTUDO DE CASO Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21917
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2154
    "inscrito_id" => 1865
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O trabalho tem o objetivo de apresentar as percepções dos discentes do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação à utilização do método alternativo Estudo de Caso no ensino sobre abelhas e produção de mel. A metodologia, de natureza qualitativa foi desenvolvida em uma escola da rede municipal de ensino da VIII fase de escolaridade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. O trabalho apresentou quatro etapas: a primeira caracterizou-se pela primeira aplicação do caso, as duas etapas posteriores se dedicaram à troca de saberes e, a última, pela segunda aplicação do caso e a aplicação do questionário em escala Likert para níveis de percepção. A partir das respostas no questionário pôde-se perceber que os discentes aprovaram e abraçaram com êxito o método do Estudo de Caso. Apontamos que este método pode contribuir satisfatoriamente com a aprendizagem de alguns conteúdos de Ciências Biológicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, QUESTIONÁRIO, ESTUDO DE CASO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID1865_15082016214956.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA MONTEIRO SOARES CRESPO DE ALVARENGA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mmmmonteiro6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21917
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2154
    "inscrito_id" => 1865
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O trabalho tem o objetivo de apresentar as percepções dos discentes do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação à utilização do método alternativo Estudo de Caso no ensino sobre abelhas e produção de mel. A metodologia, de natureza qualitativa foi desenvolvida em uma escola da rede municipal de ensino da VIII fase de escolaridade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. O trabalho apresentou quatro etapas: a primeira caracterizou-se pela primeira aplicação do caso, as duas etapas posteriores se dedicaram à troca de saberes e, a última, pela segunda aplicação do caso e a aplicação do questionário em escala Likert para níveis de percepção. A partir das respostas no questionário pôde-se perceber que os discentes aprovaram e abraçaram com êxito o método do Estudo de Caso. Apontamos que este método pode contribuir satisfatoriamente com a aprendizagem de alguns conteúdos de Ciências Biológicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, QUESTIONÁRIO, ESTUDO DE CASO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID1865_15082016214956.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA MONTEIRO SOARES CRESPO DE ALVARENGA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mmmmonteiro6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O trabalho tem o objetivo de apresentar as percepções dos discentes do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação à utilização do método alternativo Estudo de Caso no ensino sobre abelhas e produção de mel. A metodologia, de natureza qualitativa foi desenvolvida em uma escola da rede municipal de ensino da VIII fase de escolaridade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. O trabalho apresentou quatro etapas: a primeira caracterizou-se pela primeira aplicação do caso, as duas etapas posteriores se dedicaram à troca de saberes e, a última, pela segunda aplicação do caso e a aplicação do questionário em escala Likert para níveis de percepção. A partir das respostas no questionário pôde-se perceber que os discentes aprovaram e abraçaram com êxito o método do Estudo de Caso. Apontamos que este método pode contribuir satisfatoriamente com a aprendizagem de alguns conteúdos de Ciências Biológicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.