Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORGANIZADORES PRÉVIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ORGANIZADORES PRÉVIOS, OFICINAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21811
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1513
    "inscrito_id" => 10235
    "titulo" => "ORGANIZADORES PRÉVIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este estudo tem por objetivo discutir sobre oficinas de ciências no processo de ensino e aprendizagem a luz dos organizadores prévios como meio introdutório e contextual para o incentivo aos trabalhos e discussão das temáticas em foco, realizadas nas aulas de ciências com a abordagem dos seguintes temas: animais vertebrados e invertebrados, as plantas e as tecnologias em sala de aula. Pretendemos ainda oferecer aos educadores subsídios para uma prática mais consciente e instruída a luz dos que pensam a educação e os processos inerentes a ela, utilizando organizadores prévios para a aprendizagem significativa nas aulas de ciências. A pesquisa contou com a participação de 30 alunos do ensino fundamental, 5º ano da Escola Municipal Severino Basílio, localizada da zona urbana de Sapé Pb, no ano  de 2014. As oficinas tiveram duração de uma semana, realizadas no horário da manhã seguindo as aulas normais dos alunos, obtivemos a participação, dinamização, incentivo à leitura, pesquisa e produção colaborativa, além de indicações para trabalhos futuros. Como retorno à sociedade, este trabalho deixa propostas de oficinas para produção em sala de aula que podem ser diferenciadas, adaptadas ou totalmente modificadas a outros contextos, registramos a importância da divulgação de trabalhos autorais dos alunos e iniciativas que deram certo, assim, como produto da experiência resultou um livro com as oficinas realizadas e os registros fotográficos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ORGANIZADORES PRÉVIOS, OFICINAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID10235_15082016010639.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENNEFE VICENCIA BENDITO"
    "autor_nome_curto" => "DENNEFE"
    "autor_email" => "dennefe.ly@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21811
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1513
    "inscrito_id" => 10235
    "titulo" => "ORGANIZADORES PRÉVIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este estudo tem por objetivo discutir sobre oficinas de ciências no processo de ensino e aprendizagem a luz dos organizadores prévios como meio introdutório e contextual para o incentivo aos trabalhos e discussão das temáticas em foco, realizadas nas aulas de ciências com a abordagem dos seguintes temas: animais vertebrados e invertebrados, as plantas e as tecnologias em sala de aula. Pretendemos ainda oferecer aos educadores subsídios para uma prática mais consciente e instruída a luz dos que pensam a educação e os processos inerentes a ela, utilizando organizadores prévios para a aprendizagem significativa nas aulas de ciências. A pesquisa contou com a participação de 30 alunos do ensino fundamental, 5º ano da Escola Municipal Severino Basílio, localizada da zona urbana de Sapé Pb, no ano  de 2014. As oficinas tiveram duração de uma semana, realizadas no horário da manhã seguindo as aulas normais dos alunos, obtivemos a participação, dinamização, incentivo à leitura, pesquisa e produção colaborativa, além de indicações para trabalhos futuros. Como retorno à sociedade, este trabalho deixa propostas de oficinas para produção em sala de aula que podem ser diferenciadas, adaptadas ou totalmente modificadas a outros contextos, registramos a importância da divulgação de trabalhos autorais dos alunos e iniciativas que deram certo, assim, como produto da experiência resultou um livro com as oficinas realizadas e os registros fotográficos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ORGANIZADORES PRÉVIOS, OFICINAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID10235_15082016010639.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENNEFE VICENCIA BENDITO"
    "autor_nome_curto" => "DENNEFE"
    "autor_email" => "dennefe.ly@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir sobre oficinas de ciências no processo de ensino e aprendizagem a luz dos organizadores prévios como meio introdutório e contextual para o incentivo aos trabalhos e discussão das temáticas em foco, realizadas nas aulas de ciências com a abordagem dos seguintes temas: animais vertebrados e invertebrados, as plantas e as tecnologias em sala de aula. Pretendemos ainda oferecer aos educadores subsídios para uma prática mais consciente e instruída a luz dos que pensam a educação e os processos inerentes a ela, utilizando organizadores prévios para a aprendizagem significativa nas aulas de ciências. A pesquisa contou com a participação de 30 alunos do ensino fundamental, 5º ano da Escola Municipal Severino Basílio, localizada da zona urbana de Sapé Pb, no ano de 2014. As oficinas tiveram duração de uma semana, realizadas no horário da manhã seguindo as aulas normais dos alunos, obtivemos a participação, dinamização, incentivo à leitura, pesquisa e produção colaborativa, além de indicações para trabalhos futuros. Como retorno à sociedade, este trabalho deixa propostas de oficinas para produção em sala de aula que podem ser diferenciadas, adaptadas ou totalmente modificadas a outros contextos, registramos a importância da divulgação de trabalhos autorais dos alunos e iniciativas que deram certo, assim, como produto da experiência resultou um livro com as oficinas realizadas e os registros fotográficos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.