REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22141 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 403 "inscrito_id" => 5414 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal refletir a prática da leitura e da escrita, por suposto que é fato corrente que o sucesso da criança com a questão da escrita e da leitura é fundamental para o êxito nas demais disciplinas, e para a sua inserção na escola e na sociedade. O docente assume o compromisso de desenvolver nos alunos as habilidades inerentes à leitura e a escrita que proporcionará o uso adequado da linguagem escrita. A partir da aquisição dos conceitos e elementos pertinentes a um bom uso da leitura e da escrita o aluno adquire a capacidade de comunicar-se se fazendo compreender e compreendendo as informações a ele apresentadas. Não podemos negar que os problemas enfrentados no processo de ensino-aprendizagem referentes, em especial, à leitura e à escrita, se não forem logo sanados, tendem a se agravar ao longo do tempo; bem como a importância da escola e do educador nesse processo de “salvamento” do aluno, através da criação de um ambiente estimulador, no qual as ações de ler e escrever tenham função e significância. O professor deve estar consciente do papel que ele ocupa na sociedade como mediador, e que ele faz parte da formação do cidadão, e consequentemente, do desenvolvimento do país. Por esse motivo é necessário despertar nos alunos que a linguagem é fundamental na comunicação do homem, e que a escrita é um dos meios através do qual os homens interagem entre si e que ambos são os resultados do trabalho coletivo entre eles." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID5414_23072016010604.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSILENE MARCELINO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "PROFª JOSILENE" "autor_email" => "josymf.mf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22141 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 403 "inscrito_id" => 5414 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal refletir a prática da leitura e da escrita, por suposto que é fato corrente que o sucesso da criança com a questão da escrita e da leitura é fundamental para o êxito nas demais disciplinas, e para a sua inserção na escola e na sociedade. O docente assume o compromisso de desenvolver nos alunos as habilidades inerentes à leitura e a escrita que proporcionará o uso adequado da linguagem escrita. A partir da aquisição dos conceitos e elementos pertinentes a um bom uso da leitura e da escrita o aluno adquire a capacidade de comunicar-se se fazendo compreender e compreendendo as informações a ele apresentadas. Não podemos negar que os problemas enfrentados no processo de ensino-aprendizagem referentes, em especial, à leitura e à escrita, se não forem logo sanados, tendem a se agravar ao longo do tempo; bem como a importância da escola e do educador nesse processo de “salvamento” do aluno, através da criação de um ambiente estimulador, no qual as ações de ler e escrever tenham função e significância. O professor deve estar consciente do papel que ele ocupa na sociedade como mediador, e que ele faz parte da formação do cidadão, e consequentemente, do desenvolvimento do país. Por esse motivo é necessário despertar nos alunos que a linguagem é fundamental na comunicação do homem, e que a escrita é um dos meios através do qual os homens interagem entre si e que ambos são os resultados do trabalho coletivo entre eles." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID5414_23072016010604.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSILENE MARCELINO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "PROFª JOSILENE" "autor_email" => "josymf.mf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }