PRODUÇÃO DE RECURSO VISUAL NO ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS – A LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS
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Mesmo que tudo isso esteja presente em sala e no processo de ensino, o aluno ainda precisa interagir com outros espaços da escola, ou seja, há uma necessidade de comunicação em Libras onde quer que o aluno vá, surgindo então o bilinguismo, visando capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas: a língua de sinais e a língua da comunidade ouvinte, além de permitir que dada a relação entre o adulto e a criança, esta possa construir uma autoimagem positiva como sujeito surdo, sem perder a possibilidade de se integrar numa comunidade de ouvintes. Ao passar pela universidade não se dá muita atenção as necessidades especiais, sendo então obrigada por lei (Decreto 5.626) que o docente em formação receba instruções de como se portar em frente a situação de ter um aluno surdo em sua sala de aula; já a metodologia adaptada se busca pelo verdadeiro profissional competente. E esse é o ponto principal desse trabalho: a criação de um recurso visual para o ensino da lei de conservação das massas, ou mais popularmente conhecida como Lei de Lavoisier, que diz que em um sistema fechado, a massa dos reagentes é igual a massa dos produtos. Baseados nos PCN’s-EM e nos expostos sobre inclusão, os objetivos apresentados são os de desenvolver o reconhecimento e compreensão de fenômenos que envolvem interações e transformações químicas." 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