SILVA., Rita De Cássia Angelo Da et al.. Diálogos entre o papel da escola e a educação. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20673>. Acesso em: 05/11/2024 09:45
O presente trabalho refere-se a um estudo sobre a função da escola no contexto contemporâneo com vista a uma formação emancipatória, e substancialmente para o exercício pleno da cidadania, pois, a reflexão sobre o papel da educação, o perfil de educador no atual século XXI, são diálogos permanentes em prol de uma educação transformadora, são competências da escola para a formação da criticidade, da autonomia e da cidadania no aluno. Assim sendo, tratamos sobre as exigências antagônicas do contexto moderno sobre o perfil de educador, que vivencia tantos desafios. No estudo, foi considerado também, como objetivo, as contribuições da gestão democrática como instrumento de fundamental importância para as atividades escolares, e ainda como integração dos profissionais de educação no trabalho pedagógico. A realização desse estudo teve como respaldo a pesquisa bibliográfica, em que abordamos os conceitos e propostas de autores que discutem sobre a educação e suas especificidades no ambiente escolar, que falam dos afins da pedagogia na sociedade contemporânea. Desse modo, abordamos os fundamentos teóricos de Freire, Libâneo, Kramer, Pimenta e Lima, Gadotti, Alarcão e Lakatos.