Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERFIL DAS MULHERES INICIANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA DO IFNMG CAMPUS MONTES CLAROS NOS ANOS DE 2013 A 2015

Palavra-chaves: INFORMÁTICA BÁSICA, MULHERES, EXTENSÃO, INCLUSÃO DIGITAL Comunicação Oral (CO) Gênero, Sexualidade e Educação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21924
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1810
    "inscrito_id" => 9306
    "titulo" => "PERFIL DAS MULHERES INICIANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA DO IFNMG CAMPUS MONTES CLAROS NOS ANOS DE 2013 A 2015"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a análise do perfil das mulheres participantes do projeto de extensão “Inclusão Digital de Mulheres no IFNMG - Campus Montes Claros”. O projeto disponibiliza um curso de Informática Básica e oficinas. O público-alvo são mulheres da comunidade escolar e local. Nas edições de 2013 e 2014 a seleção foi feita por ordem de inscrições e, para a edição de 2015, a etapa de seleção passou pelas seguintes mudanças: tiveram prioridade mulheres com maior idade, residentes no entorno da instituição e que não tinham acesso à Internet ao computador. Outra alteração realizada foi em relação ao formato do curso, que passou de duas vezes para três vezes por semana. Diante desse cenário de mudanças, foram realizadas análises dos dois grupos, um grupo composto pelas participantes das edições 2013-2014 e outro da edição 2015. Essa divisão foi feita para analisar se as mudanças realizadas tiveram impacto na permanência das alunas no curso. A partir da análise dos dados foi possível constatar alterações em algumas variáveis. Diante disto, acredita-se que as mudanças tiveram um efeito positivo para o projeto, pois se percebeu uma maior permanência das alunas e, por isso, optou-se por manter as alterações nas próximas edições."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "INFORMÁTICA BÁSICA, MULHERES, EXTENSÃO, INCLUSÃO DIGITAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID9306_15082016151059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELINE MORAIS BALIEIRO"
    "autor_nome_curto" => "KELINE BALIEIRO"
    "autor_email" => "keline.balieiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21924
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1810
    "inscrito_id" => 9306
    "titulo" => "PERFIL DAS MULHERES INICIANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA DO IFNMG CAMPUS MONTES CLAROS NOS ANOS DE 2013 A 2015"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a análise do perfil das mulheres participantes do projeto de extensão “Inclusão Digital de Mulheres no IFNMG - Campus Montes Claros”. O projeto disponibiliza um curso de Informática Básica e oficinas. O público-alvo são mulheres da comunidade escolar e local. Nas edições de 2013 e 2014 a seleção foi feita por ordem de inscrições e, para a edição de 2015, a etapa de seleção passou pelas seguintes mudanças: tiveram prioridade mulheres com maior idade, residentes no entorno da instituição e que não tinham acesso à Internet ao computador. Outra alteração realizada foi em relação ao formato do curso, que passou de duas vezes para três vezes por semana. Diante desse cenário de mudanças, foram realizadas análises dos dois grupos, um grupo composto pelas participantes das edições 2013-2014 e outro da edição 2015. Essa divisão foi feita para analisar se as mudanças realizadas tiveram impacto na permanência das alunas no curso. A partir da análise dos dados foi possível constatar alterações em algumas variáveis. Diante disto, acredita-se que as mudanças tiveram um efeito positivo para o projeto, pois se percebeu uma maior permanência das alunas e, por isso, optou-se por manter as alterações nas próximas edições."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "INFORMÁTICA BÁSICA, MULHERES, EXTENSÃO, INCLUSÃO DIGITAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID9306_15082016151059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELINE MORAIS BALIEIRO"
    "autor_nome_curto" => "KELINE BALIEIRO"
    "autor_email" => "keline.balieiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho apresenta a análise do perfil das mulheres participantes do projeto de extensão “Inclusão Digital de Mulheres no IFNMG - Campus Montes Claros”. O projeto disponibiliza um curso de Informática Básica e oficinas. O público-alvo são mulheres da comunidade escolar e local. Nas edições de 2013 e 2014 a seleção foi feita por ordem de inscrições e, para a edição de 2015, a etapa de seleção passou pelas seguintes mudanças: tiveram prioridade mulheres com maior idade, residentes no entorno da instituição e que não tinham acesso à Internet ao computador. Outra alteração realizada foi em relação ao formato do curso, que passou de duas vezes para três vezes por semana. Diante desse cenário de mudanças, foram realizadas análises dos dois grupos, um grupo composto pelas participantes das edições 2013-2014 e outro da edição 2015. Essa divisão foi feita para analisar se as mudanças realizadas tiveram impacto na permanência das alunas no curso. A partir da análise dos dados foi possível constatar alterações em algumas variáveis. Diante disto, acredita-se que as mudanças tiveram um efeito positivo para o projeto, pois se percebeu uma maior permanência das alunas e, por isso, optou-se por manter as alterações nas próximas edições.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.